• Matéria: Filosofia
  • Autor: fabianafirme
  • Perguntado 3 anos atrás

De acordo com Seabra (1994, p. 81), “O professor do final do século deve orientar os educandos sobre onde colher informação, como tratar essa informação, como utilizar a informação obtida. Esse educador será o encaminhador da autoformação e o conselheiro da aprendizagem dos alunos, ora estimulando o trabalho individual, ora apoiando o trabalho de pequenos grupos, ora reunidos por área de interesse, sendo este o novo enfoque do aprender [...] mais vale aprender menos conteúdos, mas aprender a ter prazer com o uso do intelecto, a apreciar a pesquisa, ler por conta própria e descobrir as demais informações, visando o professor como um consultor para suas dúvidas”.

Respostas

respondido por: Matheusieti
2

A alternativa que melhor apresenta as ideias de Seabra sobre a modernidade e a educação é a letra A. O educador deve ser um veículo de transmissão do saber, não sendo um pilar, mas sim um mediador do conteúdo que será articulado.

Por fim, é através de um processo formativo que o educador será capaz de expor seu saber, orientando a prática tendo com base a teoria, além da compreensão na formulação das habilidades de lecionar para os alunos acompanhando a modernidade.

-------

Sobre o papel do educador nos tempos de hoje e as considerações de Carlos Seabra no trecho anterior, é possível afirmar que:

As alternativas:

com a globalização e a inclusão de novas técnicas, o professor deve se reinventar e repensar se é ainda é um iniciador, ou um guia e mediador para os melhores conteúdos. (Correta)

o ensino é o mesmo de décadas atrás, tornando-se mais complexo na medida em que aumenta o número de alunos em sala de aula.

observa-se que na visão de Seabra o professor deve se abster da função social e da responsabilidade do fracasso ou sucesso escolar.

o educador deve desistir da profissão ou pedir auxílio às demais profissões, pois não dá conta de ensinar tudo a todos.

o profissional da educação necessita trilhar o caminho da normatização valorizando a antiga imposição dos conteúdos e a uniformização dos alunos mais dispersos.

respondido por: denerjs
1

Resposta:

Com a globalização e a inclusão de novas técnicas, o professor deve se reinventar e repensar se é ainda é um iniciador, ou um guia e mediador para os melhores conteúdos.

Explicação:

Perguntas similares