Respostas
Teatro é contestador
Maíra Carvalho de Moraes, historiadora formada pela USP (Universidade de São Paulo), afirma que "teatro é uma das formas de expressão artísticas mais contestadoras".
— Justamente por estar de corpo presente, em dialética com o público, imediatamente, o teatro tornou-se absolutamente subversiva durante a ditadura.
A historiadora lembra que "a classe teatral foi uma das mais atuantes nesse período político do Brasil, não só nas produções teatrais, como na organização política" e deu "lição filosófica e prática".
— Basta nos lembramos de Cacilda Becker e Walmor Chagas. Ou mesmo, das peças censuradas como Roda Viva. O teatro brasileiro durante a ditadura descobriu a si mesmo, o povo brasileiro e os seus algozes. Foi o momento de transcendência dessa classe. Difícil dizer como o Brasil foi rico durante tempos tão pobres.
Moraes recorda que foi no período da ditadura que o teatro brasileiro redescobriu Oswald de Andrade, em O Rei da Vela, "com sua subversão total". E ainda "descobriu a rebeldia de Nelson Rodrigues" na "releitura de seus clássicos que exaltava a pobreza moral e ética da classe que bancou o golpe civil-militar".
—Os textos de Nelson Rodrigues debochavam da burrice dessa classe média, de seu afã pelos desejos mais primitivos: sexo e sangue.
te ajudou ? ÓnÒ