PERGUNTA 6
1. Adorno (2015) em seus estudos tem apontado para determinadas mudanças contemporâneas nos aspectos da criminalidade e violência. Uma das principais mudanças estudadas diz respeito ao fato de que o crime tem seguido a “rota da riqueza” e não da pobreza. Tem-se seguido a circulação do dinheiro e riqueza mobiliária e imobiliária (seja por fronteiras estaduais ou nacionais). Essa criminalidade na atualidade está relacionada, certamente, com a mudança no hábito e nos costumes dos indivíduos nessas localidades (como por exemplo o aumento do consumo de álcool e drogas ilícitas).
ADORNO, Sérgio. Riqueza e violência no cenário brasileiro. IN: JR., FERRAZ, Tercio Sampaio, SALOMÃO FILHO, Calixto, NUSDEO, Fabio (orgs.). Poder econômico: direito, pobreza, violência, corrupção. Manole, 04/2015. [biblioteca virtual]
A respeito da análise de Adorno é correto afirmar:
Tem-se uma mão-de-obra empobrecida que se destaca principalmente das grandes cidades em que há uma diminuta oferta de empregos, principalmente empregos formais.
Não há relação entre as alterações nos estilos e vida na modernidade e padrões de consumo com o aumento da demanda por serviços não especializados.
Descarta-se o fato de que há uma associação entre indicadores socioeconômicos com a evolução da criminalidade na sociedade contemporânea.
X Em cenários com essas características é comum que haja o surgimento de fenômenos como o tráfico de drogas, que necessita de um mercado consumidor e também de pessoas consideradas “descartáveis”.
Nesse ponto, se a violência é, no Brasil, um fenômeno estrutural que na modernidade se mostra incontrolável, mas modo de se combater essa violência não depende de mudanças de estruturas.
Respostas
respondido por:
1
A alternativa D é a que melhor define as ideias de Adorno sobre o aumento das taxas de criminalidade e da violência nos dias de hoje, bem como o consumo de drogas de forma descartável, como a sociedade de consumo é.
A sociedade de consumo segundo Adorno tem, claramente, um forte encanto e traz consigo muitos benefícios econômicos, porém, o aumento disparado do consumo na última década tem relação com o advento da globalização, e com isso, um aumento gigantesco das projeções alucinantes no consumo.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás