a expressão Jaebé em destaque no início da lenda indica o nome da personagem principal na sequência do texto quais pronomes foram usados para se referir a essa personagem?
Respostas
Resposta:
Espero ter ajudado!! <3
Explicação:
Uma vez um jovem índio chamado Jaébe apaixonou-se por uma linda moça. Foi pedi-la em casamento. O pai dela, o grande chefe da tribo, perguntou:
- Quem é você para pedir a mão da mais bela jovem da tribo? O que você tem de especial?
- Minha coragem
- A sua coragem? E que provas pode dar dessa sua coragem tão especial?
- Eu ficarei 9 dias sem comer e nem beber. E minhas forças não me abandonarão.
Todos os que estavam em volta murmuraram de espanto. Nove dias sem comer e nem beber! Ninguém conseguia aguentar tanto tempo! E ainda diz que não ficará fraco! De longe, a moça observava tudo. Apaixonada pelo guerreiro, queria que ele passasse na prova.
- Vamos ver se você se aguenta! – Disse o chefe. E, sem demora, ordenou o início da prova.
Dois índios enrolaram Jaebé num couro de anta e ficaram vigiando para que ele não tentasse algum truque. O tempo foi passando. No nono dia, o chefe ordenou:
- Soltem o guerreiro. Vamos ver o que aconteceu...
Quando abriram o couro, o jovem deu um salto. Ouviram-se gritos de espanto e admiração. Jaebé parecia ainda mais forte e bonito do que antes. Seu corpo musculoso brilhava. Seus olhos tinham uma luz mágica. Ele dirigiu-se a sua amada e começou a cantar uma canção que nunca ninguém tinha ouvido. Falava de amo, de estrelas, de sonhos... De repente, as nuvens se abriram e uma enorme lua apareceu.
Jaebé continuava a cantar e seu corpo se transformava. Surgiram penas, asas, sua voz agora era pura música...E Jaebé se transformou em um pássaro! Os raios do luar tocaram sua jovem amada ela também se transformou num pássaro.
Os dois começaram a voar, deram uma volta em cima da aldeia, como se dissessem Adeus, e sumiram-na escuridão da noite.
Os índios dizem que foi assim que surgiu o João-de-Barro, o pássaro que nasceu da força do amor.