Uma adaptação de orquídeas A figura ao lado mostra um corte transversal da raiz de uma orquídea. A raiz dessas plantas possui um tecido especial, o velame, que funciona como uma esponja, absorvendo passivamente água e sais minerais. O velame deriva da protoderme e consiste em uma epiderme pluriestratificada. Tente encontrar uma orquídea e observe a parte exposta de suas raízes. Atente para a capa esbranquiçada que recobre esse órgão e sinta sua consistência. Essa camada é o velame. Localize, no corte histológico acima, a camada correspondente ao velame. A que número essa camada corresponde?
a)1
b)2
c)3
d)4
e)5
Anexos:
Respostas
respondido por:
10
O velame é a camada mais externa que está associada à epiderme e possui função de barreira contra a perda d'água. Portanto, podemos afirmar que a alternativa correta é a letra B.
O velame é uma modificação de uma epiderme multiestratificada formada por células que já morreram. Nos períodos mais chuvosos, as células do velame costumam se encher de água para que proteja a planta contra a dessecação nos períodos futuros.
Por esse motivo, ao olharmos o corte histológico, a única camada que corresponde ao velame é a mais externa, próximo à epiderme (2). Abaixo se encontra cada estrutura do corte:
- Endoderme
- Epiderme pluriestratificada (velame)
- Xilema
- Córtex
- Periciclo
- Floema
sevezinmirabolancias:
Um mito
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás