pesquise os conceitos e escreva:
Taxa de fecundidade:
Taxa de mortalidade:
Crescimento natural ou vegetativo:
Crescimento migratório:
Crescimento populacional ou demográfico:
Migração pendular:
Migração sazonal:
Migração definitiva:
Êxodo rural:
Metropolização:
Desmetropolização:
Respostas
Resposta:
1. Taxa de Fecundidade - Número médio de filhos nascidos vivos, tidos por mulher ao final do seu período reprodutivo, em determinado espaço geográfico.
2. A taxa de mortalidade é um índice demográfico obtido pela relação entre o número de mortos de uma população e um determinado espaço de tempo, normalmente um ano.
3. O crescimento vegetativo representa a diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade. É também chamado de crescimento natural.
4. Crescimento migratório: é a taxa de crescimento de um local medido a partir da diminuição da taxa de imigração (pessoas que chegam) pela taxa de emigração (pessoas que se mudam).
5. Crescimento populacional ou demográfico: é a taxa de crescimento populacional calculada a partir da soma entre o crescimento natural e o crescimento migratório.
6. A migração pendular se refere aos deslocamentos diários dos indivíduos para realizar ações de sua vida cotidiana como: trabalhar, estudar, lazer entre outros.
7. As migrações sazonais são aquelas feitas por pessoas ou animais devido as estações do ano. Os trabalhadores migram para outros locais com a intenção de plantar produtos (que não poderiam ser cultivados no lugar anterior por causa do clima em determinadas estações).
8. A migração permanente é quando alguém decide migram por motivos econômicos, sociais ou ambientais e permanece no local.
9. O êxodo rural é um processo de migração que se dá quando as pessoas saem do campo e se mudam para a cidade.
10. Metropolização é o processo de formação de metrópoles. O crescimento da metrópole pode se dar para além de suas fronteiras oficiais, de maneira a se formar uma região metropolitana, envolvendo aglomerações urbanas ao seu redor.
11. O processo de desmetropolização é a diminuição do crescimento das metrópoles em benefício das cidades menores, sobretudo as cidades médias.
Explicação: