Respostas
Resposta:
2-
A] A realidade a que a pergunta se refere é a situação de pobreza onde algumas pessoas vivem, que retrata também a desigualdade social da sociedade.
Explicação: O autor descreve o ambiente onde se passa a história de maneira detalhada. Ele conta sobre o contraste entre as duas residências tão próximas, mesmo que uma seja um prédio de luxo, onde vivem pessoas com uma alta classe social, e uma favela, com moradias precárias e pessoas com uma péssima condição de vida.
B] Os moradores das favelas e de lugares precários. Na crônica, a personagem que representa tal realidade é a mulher, descrita como um "ser encardido", que pega água da piscina do prédio com um balde.
3-
A] O texto é narrado em terceira pessoa.
Explicação {trechos retirados do texto}: "Naquela manhã de sábado ele tomava seu gim-tônica, e a mulher um banho de sol", "o marido, fascinado", "lhe pareceu sinistra", "na semana seguinte, vendeu a casa".
B] Não.
C] Ele parece conhecer o sentimento das personagens, pois os descreve durante a história.
Explicação {trechos retirados do texto}: "lhe pareceu sinistra como os instantes tensos de silêncio e de paz que antecedem um combate", "viu com terror que ela se aproximava".
D]
Situação inicial = descrição na residência e menção das mulheres que observavam tal jardim "esplêndido".
Complicação = o casal percebe que alguém os espiona pelo portão entreaberto.
Desenvolvimento = a mulher que os espionava entra silenciosamente
Clímax = a mulher silenciosamente começa a pegar água da piscina da residência, olhando fixamente para a mulher que tomava banho de sol.
Desfecho = a mulher se retira da residência e some. Após tal situação, o marido vende a casa.
Explicação: