Tendo em mente a distribuição dos rios na região Sul e Centro-Oeste do Brasil, assinale a alternativa que relacione corretamente a geografia do território brasileiro com as relações entre Brasil e seus vizinhos durante o século XIX.
A
As fronteiras entre os países da América do Sul foram delimitadas definitivamente com a vitória da expansão territorial paraguaia.
B
A bacia hidrográfica brasileira, por ser escassa, fez com que o Império Brasileiro buscasse por alternativas de navegação em outros países.
C
A malha fluvial brasileira foi utilizada para o transporte de mercadorias paraguaias após acordos diplomáticos entre dom Pedro II e Solano López.
D
Os rios eram considerados estratégicos por garantirem o acesso ao interior, o que fez com que essa área fosse disputada entre os países dessa região.
E
A delimitação de fronteiras, tendo como base os rios, foi adotada pelo Tratado de Madrid e garantiu a ausência de conflitos entre os países vizinhos.
Respostas
respondido por:
3
letra ( E )
Explicação:
eeeeeeeeeeeeeeeeee
matheusllemosjp:
tem certeza ?
respondido por:
2
Resposta:
Letra D
Explicação:
Pois a região Sul e Centro-Oeste do atual território brasileiro é rica na distribuição hidrográfica, o que é benéfico para a mobilidade interna do continente, tanto no trajeto de interiorização quanto para se ter acesso ao litoral atlântico da América do Sul. Com isso, essa região era muito visada pelos países que a circundavam, ou seja, Brasil, Uruguai, Argentina e Paraguai, que tinham muito a ganhar caso tivessem acesso a esses rios. Por isso, os conflitos que envolveram esses países durante o século XIX tinham como uma de suas motivações o interesse pela navegação dos rios.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás