• Matéria: Português
  • Autor: dejesuscarla394
  • Perguntado 3 anos atrás

Literatura de Cordel, você conhece? Trata-se de uma das mais importantes manifestações culturais do nosso país. Além de criativo, o cordel é muito barato e fácil de ser impresso e distribuído. Os cordéis, como conhecemos hoje, surgiram em Portugal, com os trovadores medievais, aque les poetas que cantavam poemas nos séculos 12 e 13. Como boa parte da população era analfabeta, essa era uma boa forma de espalhar histórias. No período histórico conhecido como Renascença, quando foram inventados os processos de impressão em papéis, os cordéis falados passaram também a circular em forma de texto. No Brasil, a literatura de cordel tornou-se popular no século 18 e contava histórias baseadas no folclore regional, de maneira simples e divertida. O nome cordel vem da forma com que esses folhetos eram expostos: em cordas ou barbantes. O cordel é famoso em todo o país, principal mente no Nordeste. Muitos repentistas (ou violeiros) brasileiros ainda lembram os trovadores medievais ao contarem históricas musicadas e rimadas pelas ruas. Os poemas geralmente são ilustrados com xilogravuras, que aparecem principalmente nas capas. Em 1988, foi fundada, no Rio de Janeiro, a Academia Brasileira de Literatura de Cordel. Trinta anos depois, em 2018, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o IPHAN, reconheceu a literatura de cordel como patrimônio cultural imaterial do Brasil, ou seja, uma produção cultural muito importante e que precisa ser preservada.'APRENDIZAGEM: Ler e compreender, por si mesmo, o texto de diferentes gêneros
Quem eram os Trovadores medievais citados no Texto?

Respostas

respondido por: alanasantosf
1

Os trovadores medievais citados no texto são artistas que interpretavam e cantavam.

Estes artistas também podem ser descritos como poetas-cantores, já que apresenta sua origem atrelada a música, além de fazer diversas composições.

Em Portugal, os trovadores medievais se originaram por volta do século XII, através do movimento literário trovadorismo, em que eram interpretadas as chamadas "trovas",  poemas que apresentavam um esquema de rimas de quatro versos e uma estrofe.

Perguntas similares