• Matéria: Biologia
  • Autor: ljahabnm
  • Perguntado 3 anos atrás

Durante formação dos gametas na separação dos cromossomos podem haver erros, gerando as alterações numéricas que podem resultar no desenvolvimento de anomalias genéticas. Um exemplo disto é quando após a fecundação o novo indivíduo gerado possui no par 21 tem-se 3 cromossomos. Esta alteração genética resulta em uma condição genética denominada: *
Síndrome de Turner
Síndrome de Klinefelter
Síndrome de Down
Síndrome da super fêmea

Respostas

respondido por: DuuudsLD
9

A trissomia no cromossomo 21 acarreta no surgimento da Síndrome de Down. Sendo assim, a terceira alternativa é a que iremos marcar.

  • E quando as outras irão ocorrer ?

A Síndome de Turner, vai ocorrer quando um indivíduo nascer com apenas um cromossomo X. Na espécie humana, os homens possuem um cromossomo Y e um cromossomo X (XY), enquanto que as mulheres possuem dois cromossomos X (XX). E nós possuímos 44 cromossomos considerados autossomos. Então, o cariótipo de uma pessoa sem nenhuma síndrome numérica se dá por :

46, XY > Homem normal

46, XX > Mulher normal

Nos indivíduos com Síndrome de Turner, só existe um cromossomo X, e vai ocorrer sempre nas mulheres, logo seu cariótipo se dá por :

45, XO

A Síndrome de Klinefelter, vai ocorrer sempre nos homens, e o cariótipo de um indivíduo com essa síndrome se dá por :

47, XXY

Portanto, o afetado possui 2 cromossomos X e um Y.

E a Síndrome da super fêmea, ocorre quando uma mulher possui 3 cromossomos X, ou seja, possui como cariótipo o 47 X X X.

Bons estudos e espero ter ajudado :)

Perguntas similares