Pesquise quais são as necessidades hídricas para crianças e adolescentes, sedentários e ativos.
Respostas
Resposta:
Para crianças (de 6 meses a 13 anos) :
De acordo com o especialista, é indicado que os pequenos de 6 a 12 meses de idade tomem, em média, de 800 ml a 1 litro de água por dia. De 1 a 3 anos, o volume passa para 1,3 litros. E já dos 4 aos 8 anos, a orientação é que o consumo seja de 1,7 litros, e entre os 9 e 13 anos, a quantidade varia conforme o sexo. Para as meninas, o indicado é 2,1 litros, enquanto para os meninos, o ideal é que sejam ingeridos 2,4 litros diariamente.
Para adolescentes (de 14 anos a 18 anos) :
A partir dos 14 anos, a taxa de ingestão hídrica sofre um aumento, algo natural, uma vez que é nesse período da vida que ocorrem os últimos desenvolvimentos corporais. As meninas devem ingerir cerca de 2,5 litros diários e os meninos 2,8 litros.
Para sedentários :
É o componente fundamental para a formação dos líquidos corporais, contudo, estima-se que a necessidade do total de água para sedentários é de aproximadamente 2L por dia, podendo aumentar até 6,0 L em caso de atividades físicas ou temperaturas quentes.
Para ativos :
Praticantes de atividades físicas, por exemplo, possuem necessidades elevadas de consumo hídrico, do que uma pessoa sedentária.
Em atividades intermitentes e de força, a desidratação pode prejudicar a atenção, a concentração, a velocidade, o tempo de reação e as habilidades motoras. Deve-se ingerir de 500 a 2.000 ml por hora, fracionados a cada 15 a 20 min., para uma perda de peso limitada a 2% do peso corporal total (ACSM).
Explicação:
Há uma série de estudos que mostram que as necessidades hídricas variam conforme alguns fatores, tais como:
- Estilo de vida;
- Hábitos alimentares;
- Idade.