A Imunologia é o estudo da imunidade, bem como dos eventos celulares e moleculares dos organismos frente a microorganismos e outras macromoléculas estranhas, já a imunidade pode ser definida como sendo um mecanismo de proteção/resistência à doenças, mais especificamente doenças infecciosas. As células, tecidos, moléculas e mecanismos responsáveis pela imunidade são chamados conjuntamente de sistema imune e a atuação coletiva e coordenada das células e moléculas do sistema imune em resposta a agentes infecciosos ou estranhos é conhecida como resposta imunológica. A função de defesa desempenhada pelo sistema imune é possível graças à sua capacidade de reconhecer o próprio e o não próprio, permitindo identificar agentes estranhos e/ou potencialmente infecciosos e, consequentemente, combatê-los. Assinale a(s) alternativa(s) que apresenta(m) funções atribuídas ao sistema imunológico: *
Memória imunológica: capacidade de reconhecer um patógeno com o qual já tenha entrado em contato anteriormente e desencadear uma resposta mais rápida e efetiva.
Mecanismo efetor da resposta imune: utilização de diversos mecanismos para conter o agente infeccioso ou substância estranha e, se possível, eliminá-lo.
Reconhecimento imunológico: o sistema imune dispõe de mecanismos para detectar a presença de um agente estranho e potencialmente agressor como, por exemplo, micro-organismos infecciosos, mas também macromoléculas, como proteínas e polissacarídeos.
Regulação da resposta: capacidade do sistema imune se autorregular para evitar respostas exacerbadas e/ou inapropriadas, o que pode levar a alergias e doenças autoimunes, por exemplo.
Respostas
Resposta:
Memória imunológica: capacidade de reconhecer um patógeno com o qual já tenha entrado em contato anteriormente e desencadear uma resposta mais rápida e efetiva. IMUNIDADE ADQUIRIDA.
Mecanismo efetor da resposta imune: utilização de diversos mecanismos para conter o agente infeccioso ou substância estranha e, se possível, eliminá-lo. ATRAVÉS DOS LEUCÓCITOS
Reconhecimento imunológico: o sistema imune dispõe de mecanismos para detectar a presença de um agente estranho e potencialmente agressor como, por exemplo, micro-organismos infecciosos, mas também macromoléculas, como proteínas e polissacarídeos. DEVEM RECONHECER O AGENTE INVASOR, MAS TAMBÉM AS CÉLULAS NORMAIS DO ORGANISMO.
Regulação da resposta: capacidade do sistema imune se autorregular para evitar respostas exacerbadas e/ou inapropriadas, o que pode levar a alergias e doenças autoimunes, por exemplo. AUTO CONTROLE.
Todas estão corretas