• Matéria: Saúde
  • Autor: amandarodrigues124
  • Perguntado 3 anos atrás

A Teoria dos Radicais Livres (RLs) foi introduzida pela primeira vez em 1956 pelo médico norte-americano Denham Harman e, somente a partir da década de 80, adquiriu maior importância no meio científico quando inúmeros trabalhos foram desenvolvidos em relação aos RLs e suas consequências ao organismo. Esta teoria vem recebendo uma atenção especial de diversos estudiosos e pesquisadores do assunto, em virtude de seus efeitos sobre o metabolismo explicarem os processos de envelhecimento, assim como as doenças relacionadas. Assinale, dentre as afirmativas abaixo, aquela que descreve corretamente o pressuposto desta teoria:
a) O envelhecimento seja o resultado do acúmulo de agressões ambientais do dia-a-dia, em que ferimentos, infecções, inflamações e outras formas de agressões sejam eles, ferimentos ou patógenos, se somariam ao longo dos anos no indivíduo e dessa forma, as lesões ocasionadas provocariam alterações nas células, tecidos e órgãos desencadeando o envelhecimento.
b) Com o estresse oxidativo, a elevada produção dos RLs e sua grande capacidade reativa ocasionariam não somente reações com os componentes nucleares e citoplasmáticos das células (principalmente DNA e RNA) com diminuição de suas funções, como também, reações com proteínas, lipídios, enzimas, colágenos e hormônios induzindo modificações orgânicas que justificariam o envelhecimento.
c) A função imunológica decai com o avanço dos anos e a redução da eficácia do sistema imune, mantido pela interação entre linfócitos e macrófagos no organismo, ao longo dos anos tornaria as pessoas mais susceptíveis contra as agressões, provocando assim, o envelhecimento.
d) A principal causa do envelhecimento seria o acúmulo de moléculas defeituosas provenientes de falhas no reparo e na síntese de moléculas intracelulares com o avanço da idade, o que repercutiria na perda progressiva da função do organismo.
e) O envelhecimento seria um fenômeno independente do estresse oxidativo, em que reações de oxidação lipídica, protéica e reações com o DNA não seriam capazes de provocar modificações dos tecidos e código genético visto que as deficiências fisiológicas características do avançar da idade ocorrem mesmo na ausência deste fenômeno.

Respostas

respondido por: carolinyianka
0

bResposta: B

Explicação:

Perguntas similares