1. O que é a sensação? Qual é a diferença entre as concepções empirista e racionalista de sensação?
2. Por que, antes da fenomenologia, se dizia que a percepção era a síntese de muitas sensações simultâneas?
3. Por que a fenomenologia e a Psicologia da forma discordam do empirismo e do racionalismo sobre a cisão existente entre sensação e percepção? Ilustre sua explicação com um novo exemplo.
4. Cite duas características do conceito de percepção e as ilustre com exemplos.
5. O que é a memória? Em sua resposta, ressalte sua importância social e sua relação com o tempo. Depois, descreva um objeto ou fato com o qual você julga ter uma relação de memória.
6. Antes das contribuições da fenomenologia, a filosofia entendia a imaginação de modo positivo ou negativo? Como essa corrente do pensamento mudou esse julgamento?
7. Quais são a diferença e a semelhança entre as concepções de imaginação do empirismo e do racionalismo? Em quais aspectos a concepção fenomenológica é diferente delas?
Respostas
Resposta:
1)processo pelo qual um estímulo externo ou interno provoca uma reação específica, produzindo uma percepção,Enquanto os racionalistas afirmam que nosso conhecimento é adquirido pela razão e conhecimentos inatos, os empiristas afirmam que a fonte de todo o nosso conhecimento é a experiência sensorial.
2)Por que, antes da fenomenologia, se dizia que a percepção é a síntese de muitas sensações simultâneas? A percepção é tomada como síntese de muitas sensações simultâneas quando se considera que a sensação é uma relação de causa e efeito entre pontos das coisas e pontos de nosso corpo.
3) não sei desculpas
4) não sei desculpas
5)A memória é a capacidade de adquirir, armazenar e recuperar informações disponíveis, seja internamente, no cérebro, seja externamente, em dispositivos artificiais. Também é o armazenamento de informações e fatos obtidos através de experiências ouvidas ou vividas,Em sua resposta, ressalte a sua importância social e sua relação com o tempo. Depois, descreva um objeto ou fato com o qual você julga ter uma relação de memória. A memória é a capacidade humana para reter e guardar o tempo que se foi e, com isso, é nossa primeira e mais fundamental experiência do tempo.
6) desculpa não sei
7)O racionalismo e o empirismo são escolas de pensamento que buscam explicar a forma como os seres humanos adquirem o conhecimento, porém elas têm filosofias fundamentalmente opostas. Enquanto o racionalismo afirma que a fonte do conhecimento é a razão, o empirismo alega que é a experiência sensorial
Explicação:
não sei se as respostas estão certas então desculpa