• Matéria: História
  • Autor: batatinhaafrita123
  • Perguntado 3 anos atrás

A chegada de Getülio Vargas ao poder não significa apenas o fim do antigo quadro de dominação oligárquica, sob a hegemonia dos cafeicultores. A chamada Era Vargas representa um momento curioso em que o Estado, associado à figura de seu presidente, Getúlio Vargas, valendo como que "reinventado"

Era Vargas é o nome que se deu ao período em que Getúlia Vargas governou o Brasil por 15 anos , de forma continua (de 1930 a 1945).

Esse periodo foi um marco na história brasleira, em razão das mudanças sociais, econômicas, políticas e culturais que o governo Vargas não realizou amigos. A Era Vargas teve início com a Revolução de

1930 e podo ser dividida em quatro momentos: 1930-1934 - Governo Provisório - Vargas foi chefe de um governo provisório por quatro anos, após o movimento que o levou ao poder com apolo dos militares e de outros grupos políticos dissidentes. 1934-1937 - Governo Constituclonal - Eleito pelo Poder Legislativo, Vargas governou com a Constituição de 1934.

1937-1945 - Estado Novo - Vargas deu um golpe de Estado, outorgou uma nova Constitulçio a passou a governar de forma autoritária, tornando-se um di tador.

1951-1954 - Segundo Governo Vargas - Em 1951, Getülio Vargas volta ao governo, desta vez elelo pelo voto popular.

"Entre 1945 a 1951 o Brasil viveu um periodo de redemocratização, sob o governo de Eurico Gaspar Dutra, que, mesmo com uma constituição promulgada em 1946, também terminou com uma crise política.

Construa, a segur, uma linha do tempo, organizando o periodo que estamos estudando​

Respostas

respondido por: thomkvs
0

Resposta:

Getúlio deu um golpe de estado em 1930. Aproveitou a crise de 1929 e a situação de penúria do povo, entre outros métodos, para assumir o poder mesmo depois de ter perdido a eleição pala Júlio Prestes.

Em 1932 há a revolta constitucionalista , que foi uma guerra civil na realidade, reivindicava que GV fizesse o que havia sido acordado; uma constituinte e a convocação de eleições.

Sendo bem simplista: isso ocorre e ele acaba ganhando as eleições, indiretas, ressalto. Seria presidente até 1938. Seria, não tivesse dado outro golpe em 1937. Justificativa: ameaça comunista ( procure por Plano Cohen), falsa, mais do que falsa; forjada.

Em 1945 ele é deposto. Não fazia sentido a permanência de um fascista no poder depois de ter o Brasil combatido contra o eixo na segunda guerra.

Depois ele se elege senador, mas não faz nada na capital, fica em São Borja vendo o circo pegar fogo e articulando com sua filha seus passos políticos.  ele foi muito hábil e consegue voltar de fato nos braços do povo para ser o pai desse, o Salvador da Pátria.

Explicação:

Perguntas similares