A temperatura com que uma substância muda de fase tem relação direta com a pressão. A água, por exemplo, pode permanecer líquida mesmo a temperaturas acima de 100°C, desde que submetida a pressões maiores que a pressão atmosférica. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os processos de aquecimento da água, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). I. ( ) A uma determinada pressão, a temperatura na qual uma substância muda de fase é chamada de temperatura de saturação. II. ( ) A quantidade de energia absorvida ou liberada durante um processo de mudança de fase é chamada de calor sensível. III. ( ) O calor latente de fusão é equivalente à quantidade de energia absorvida durante o processo de solidificação. IV. ( ) Uma substância pode entrar em ebulição na mesma temperatura, mesmo a pressões mais altas que a de saturação. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:.
Respostas
I (V), II (F), III (V), IV (F) é o gabarito da questão.
A temperatura de saturação é a temperatura necessária para a mudança de fase. A saturação está relacionado com a quantidade de vapor do líquido presente no ar dentro do sistema.
Um exemplo: imagine que no instante t=0 você tenha uma caixa com 0% de humidade no ar dentro dela e em seguida você coloca uma certa quantidade de água líquida dentro da caixa. Após esperar várias horas, você mede a humidade do ar e vai descobrir que a humidade aumentou já que algumas moléculas da água se desprenderam do líquido.
O calor sensível é o calor que causa a mudança de temperatura. Chamamos desensível porque o termômetro é capaz de sentir a variação de temperatura associada com a variação de calor no líquido. Já durante o calor latente, para substâncias puras, a temperatura permanece constante.
O processo de fusão e de solidificação são reversíveis. Isto significa que a energia necessária para fundir o gelo para água é igual à energia necessária para solidificar a água em gelo.
Pelo diagrama Pressão x Temperatura (volume constante), podemos afirmar que para cada pressão diferente teremos valores diferentes de temperatura.
Resposta:
V F V F
Explicação:
Já fiz essa questão!