O modelo de redes de 3 camadas, amplamente utilizado na arquitetura de redes TCP/IP, tem um funcionamento bem interessante para a transmissão de dados na rede de computadores. O modelo de 3 camadas passa por diversos processos e, da camada de rede até a camada física, existem regras e complementações dos dados que serão encaminhados. São informações agregadas que definem o endereço de origem e o destino do dado, em quantas divisões esse dado será empacotado e quais as rotas que cada pedaço de dado irá seguir, até chegar ao destino final. Diante do cenário, temos o modelo de 3 camadas (física, enlace e redes) que interligam os equipamentos de uma rede local. Quais equipamentos são envolvidos nesse cenário?.
Respostas
Resposta:
Os equipamentos envolvidos nesse cenário são switch, roteador, repetidor, ponte e hub (obsoleto).
SWITCH: Envia os dados de forma centralizada para cada porta de comunicação. Existem switches de 8, 12, 24, 36 portas. Essa transmissão é realizada de forma simultânea; com isso, aumenta o desempenho da rede local.
ROTEADOR: Envia os dados de um segmento de rede a outro. Ele é responsável por interligar diferentes redes e direcionar o tráfego de dados; também tem a função de definir a rota por onde a informação irá circular.
REPETIDOR: Responsável por repetir o sinal. Com isso, aumenta o alcance do sinal dentro da rede local.
PONTE: É um tipo de repetidor inteligente, que tem a capacidade de analisar o tráfego da rede e definir por qual segmento de rede o dado tem que trafegar.
HUB: Responsável por transmitir os dados pela rede, mas de forma centralizada. Sua ligação é em topologia estrela. Ele transmite por difusão o dado, tornando a rede lenta, pois replica o mesmo dado em todas as portas do equipamento.
Explicação:
Sobre o modelo de redes de 3 camadas e todos os seus processos descritos acima, os equipamentos que estão envolvidos nesse cenário são:
- Switch.
- Roteador.
- Repetidor.
- Ponte.
- Hub.
Mas o que exatamente cada um desses equipamentos faz na arquitetura TCP/IP?
O Switch é o responsável pelo envio de dados de forma unificada e centralizada para cada porta, toda a transmissão é feita simultaneamente para melhoria de desempenho.
O Roteador é o responsável pela transmissão de dados entre redes, ele faz a ligação entre lugares diferentes da rede e define a melhor rota para a circulação da informação.
O Repetidor é quem simplesmente faz com que o alcance do sinal aumente, ele repete o sinal.
A Ponte é responsável por analisar o tráfego da rede e escolher o melhor caminho, é um pouco parecido com o repetidor, só que melhor.
O Hub é responsável também pela transmissão de dados por meio de difusão, o que torna a rede lenta. Ele já está obsoleto nessa questão.
Saiba mais sobre redes de computadores aqui: https://brainly.com.br/tarefa/52148605
#SPJ2