Respostas
Resposta:As nossas articulações, músculos e ligamentos possuem estruturas neurais, elas reconhecem a localização espacial, além de estimular as respostas de equilíbrio e postura de nosso corpo. Os proprioceptores são responsáveis pela resposta neuromuscular do corpo, principalmente em instabilidade. Quanto mais rápida a resposta do corpo, menores são as chances de lesões.
Ter consciência corporal também é um aliado para quem pratica exercícios físicos, pois a consciência corporal tem relação direta com a forma correta de executar os movimentos de um exercício. Muitas vezes, na ansiedade de atingir os resultados desejados de forma mais rápida, elevamos os exercícios para mais do que nossos corpos aguentam. Isso gera um cansaço maior, além da chance de lesões que não ocorreriam.
Por exemplo, durante um treino para uma determinada parte do corpo, é normal que as musculaturas auxiliares trabalhem juntamente com a área que está sendo exercitada. Mas, se uma pessoa não tem a devida consciência corporal, pode ativar musculaturas desnecessárias para aquele movimento, o que pode ser prejudicial para o corpo.
Essa habilidade pode nos ajudar também em nosso dia-a-dia, com as dores provenientes de posturas erradas, cadeiras sem ergonomia. Quando entendemos que esses descuidos acabam por prejudicar nosso corpo, remediar se torna mais fácil e aumenta a qualidade de vida de uma forma generalizada.
Explicação: