• Matéria: Sociologia
  • Autor: ana84913
  • Perguntado 3 anos atrás

(UNISC 2011) As eleições de dirigentes políticos são das maiores características da democracia moderna. Cada país, na sua constituição, define as regras e o formato desse processo, que, segundo a sua complexidade e a sua profundidade, traduz também o grau de liberdade política e de formas de representação da vontade popular. No caso brasileiro, a legislação, tendo como referência a Constituição de 1988, definiu dois ciclos eleitorais que se sucedem a cada dois anos.A alternativa que apresenta, corretamente, um desses ciclos de cargos é *

a) presidente da República e vice, deputados, prefeitos e vices e vereadores.

b) presidente da República, senadores, deputados federais e estaduais.

c) presidente da República e vice, senadores, deputados federais e estaduais, prefeitos e vices.

d) presidente da República e vice, senadores, deputados federais e estaduais, governador e vice.

e) governador e vice, prefeito e vice, vereadores

Respostas

respondido por: Matheusieti
0

Desde 1988, quando nosso país passou a entrar no processo de redemocratização, as eleições passaram a ser dividida em duas fases, que acontecem de dois em dois anos como apresentado no enunciado. A alternativa D se apresenta como correta.

A organização fica da seguinte forma: Eleição para presidente da república e vice, os senadores e deputados estaduais e federais e governador. Dois anos depois temos as eleições para Prefeito e Vereadores.

Para finalizar, as eleições em âmbito municipal ocorrem a cada quatro anos, com dois anos de diferença das eleições presidenciais, onde a sociedade vota nos representantes pelo seu município, que dialogará diretamente com os espaços presentes nas regiões menos favorecidas por exemplo.

Perguntas similares