Respostas
Resposta:
o bullying tornou-se tema obrigatório nas escolas e na boca dos brasileiros, nos últimos meses, principalmente após o massacre ocorrido na escola em Realengo, no Rio de Janeiro. Cada vez mais discute-se o que causa o bullying, quais os seus efeitos para as vítimas e o que fazer para vencer o problema.
Maria Tereza Maldonado, a autora do livro A Face Oculta, que já foi adotado como leitura obrigatória por colégios do Brasil, afirma que esse tipo de violência tem efeitos negativos não apenas para os agredidos, mas também para o agressor.
- Bullying tem efeitos negativos para quem sofre e para quem pratica. As consequências podem durar muito tempo para os dois.
Segundo Tereza, quando crescer, o agressor, acostumado com o comportamento violento, pode repetir os mesmos padrões e acabar sendo acusado de assédio moral no ambiente de trabalho.
Para a psicóloga, muitos praticantes de bullying também já foram vítimas de ataques e encontram uma maneira de vingar seu passado. A especialista afirma que quem "sofre ataques dentro de casa e aprende que a linguagem da violência é aceitável, começa a praticá-la em outros ambientes".