Há uma lenda que credita a invenção do xadrez a um brâmane de uma corte indiana, que, atendendo a um pedido do rei, inventou o jogo para demonstrar o valor da inteligência. O rei, encantado com o invento, ofereceu a brâmane a escolha de uma recompensa. De acordo com essa lenda, o inventor do jogo de xadrez pediu ao rei que a recompensa fosse paga em grãos de trigo da seguinte maneira: 1 grão para a casa 1 do tabuleiro, 2 grãos para a casa 2, 4 para a casa 3, 8 para a casa 4 e assim sucessivamente. Ou seja, a quantidade de grãos para a casa do tabuleiro correspondia ao dobro da quantidade da casa imediatamente anterior.
a) De acordo com a lenda, qual é a quantidade de grão de trigo correspondente à casa 6 do tabuleiro?
b) Qual é a quantidade de grãos de trigo correspondente à casa 11?
c) Escreva, na forma de potência, quantos grãos de trigo devem ser colocados na última casa do tabuleiro de xadrez.
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a) 32 b) 1024 c)2 elevado a 63
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