Respostas
Resposta:
Amapá é um dos estados do Brasil e situa-se no extremo norte do território. Integra a Região Norte, onde faz divisa com o Pará e com dois países: Guiana Francesa e Suriname. O clima amapaense é o equatorial úmido, e sua cobertura vegetal é formada por florestas, vegetação litorânea e algumas áreas de cerrado. O estado possui uma vasta rede fluvial, o que proporciona a utilização dos rios como vias de transporte.
A economia do Amapá é liderada pelo setor terciário, seguido pelas atividades extrativistas, com destaque para:
minérios, como o ouro;
frutas, como o açaí;
madeira.
Considerando o aporte de infraestrutura, o Amapá tem enfrentado sérios problemas em sua malha viária e, mais recentemente, no setor energético.
Leia também: Maranhão – estado do Nordeste brasileiro com paisagens naturais atrativas ao turismo
História do Amapá
O Amapá tornou-se oficialmente um estado no ano de 1988, quando adquiriu autonomia a partir das disposições estabelecidas pela nova Constituição Federal, promulgada naquele mesmo ano. Seu primeiro governador tomou posse em 1990.
A área onde se situa o Amapá, no entanto, teve sua primeira ocupação por parte dos colonizadores portugueses ainda no século XVII. Em 1637, sob o nome de capitania da Costa do Cabo Norte, o território foi cedido ao bispo português Bento Manuel Parente. Entre o final do século XVII e o século seguinte, a capitania foi alvo de disputas entre ingleses, holandeses e franceses pela posse do território, que não saiu dos domínios portugueses.
Entre 1900 e 1943, o Amapá encontrava-se anexado ao Pará, passando depois para o domínio federal, mas sem dispor, ainda, de autonomia política. Somente quatro décadas depois, o Amapá tornou-se a Unidade de Federação como hoje conhecemos.
Dados gerais
Região: Norte.
Capital: Macapá.
Governo: Waldez Goés (2018-2022) e vice-governador Jaime Nunes.
Área territorial: 142.470,762 km². (IBGE, 2019).
População: 861.773 habitantes. (IBGE, 2020)
Densidade demográfica: 4,69 hab/km². (IBGE, 2010)
Fuso: GMT - 3 horas (Horário Padrão de Brasília).
Clima: equatorial úmido.
Bandeira do estado do Amapá.
Bandeira do estado do Amapá.
Geografia do Amapá
O estado do Amapá está localizado na região Norte do Brasil. Limita-se:
a leste com o Oceano Atlântico,
ao norte com a Guiana Francesa,
a oeste com o Suriname.
Toda a sua porção sul delimita-se com o Pará, sendo separados pelo rio Amazonas no sudeste amapaense.
A Linha do Equador corta o estado do Amapá ao sul, passando pela sua capital, Macapá. O Marco Zero é o monumento construído no município para demarcar a passagem do paralelo de 0º, tornando-se um importante ponto turístico.
Clima do Amapá
No Amapá, há predominância do clima equatorial ou equatorial superúmido, tendo como principais características a elevada umidade do ar e um intenso regime pluviométrico, com volumes de até 2.500 mm na maior parte do território. As chuvas no estado estão diretamente relacionadas com os ventos alísios, visto que o território amapaense está na área de ocorrência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).
As temperaturas são elevadas durante todo o ano, girando em torno de 20 a 36º C. Por conta da distribuição das chuvas e da amplitude térmica, pode-se dizer que o clima no Amapá possui duas estações bem definidas: verão e o inverno.
Vegetação do Amapá
O Amapá está inserido no bioma Amazônia e, por isso, a maior parte da cobertura vegetal do estado corresponde às florestas tropicais, divididas em floresta de terra firme e floresta de várzea. O litoral do estado possui uma cobertura bastante característica, como os manguezais. Além disso, podem-se observar áreas conservadas com vegetação típica de Cerrado.
O estado destaca-se pela grande presença de áreas de proteção ambiental, reservas e estações ecológicas voltadas à preservação da biodiversidade local, tendo 72% do seu território sob esses domínios. Algumas das principais são: as Florestas Estadual e Nacional do Amapá e o Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque. Ao todo, possui 19 unidades de conservação.
Relevo do Amapá
O terreno onde está situado o Amapá é pouco acidentado e predominantemente plano. De acordo com a classificação de Jurandyr Ross, o estado encontra-se na área de dois domínios:
Depressão Norte-Amazônica,
Planaltos Residuais Norte-Amazônicos.
Na classificação de Ab’Sáber:
o oeste do Amapá encontra-se no Planalto das Guianas,
na porção leste predominam as planícies e terras baixas amazônicas.
A maior altitude do estado é a Serra do Tumucumaque, com 710 metros.
Ao todo, o estado é dividido em 21 bacias hidrográficas, sendo as maiores:
a bacia do Rio Araguari, com 42.711 km²,
a bacia do rio Jari com 32.166 km².
Além dos rios principais das bacias mencionadas, o rio Oiapoque é o terceiro maior do estado e separa o território amapaense da Guiana Francesa. O rio Amazonas também faz as vezes de linha fronteiriça no sul do estado, na divisa com o Pará.
#timederesposta