• Matéria: ENEM
  • Autor: luiseduardonole6972
  • Perguntado 3 anos atrás

As reservas de lucro são constituídas pela apropriação de lucros da empresa e são denominadas de acordo com a Lei das Sociedades Anônimas de: reserva legal, estatutária, para contingências, lucros a realizar, lucros para expansão, reservas de incentivos fiscais e reserva especial para dividendo obrigatório não distribuído. Analise as afirmativas abaixo com relação as definições das reservas de lucros.

Respostas

respondido por: JulioHenriqueLC
3

A contabilidade possui as reservas de lucros estipuladas em lei, essas reservas são utilizadas para destinar parte dos lucros da empresa, sendo regidas pela  Lei 6.404/76, conhecida como lei das Sociedades Anônimas(SA).

Existem diversas reservas de lucros, as que possuem maior relevância são:

- Reserva Legal: É obrigatória, a constituição da mesma se dá pelo percentual de 5% do lucro líquido, tendo um limite de 20% do capital social da empresa.

- Reserva Estatutária: É determinada pelo estatuto da empresa, deve conter uma finalidade estipulada, critério para a parcela do lucro líquido destinada e um limite máximo.

- Reserva de Contingência: Quando existem previsões de perdas futuras, tem-se essa reserva como forma de compensar a diminuição dos lucros.

Espero ter ajudado, bons estudos e um abraço!

Perguntas similares