ÓVNIS SOBRE A TERRA Marcelo Gleiser 1 No dia 19 de janeiro passado, lendo calmamente meu jornal de manhã, dei com a seguinte manchete: "Cidade no estado de Illinois reporta presença de óvnis". Para quem não sabe ainda, óvni é a designação de Objetos Voadores Não Identificados, ou seja, coisas voadoras vistas no céu e que não podem ser explicadas de forma óbvia, como um avião ou um pássaro. 2 A reportagem dizia que várias pessoas, principalmente quatro policiais que estavam em patrulha naquela noite, viram o mesmo objeto flutuando suavemente sobre plantações de milho e pequenas fazendas. Ele era enorme, do tamanho de um campo de futebol, com dois andares, forma triangular, fortes luzes brancas piscando em sua traseira e outras tantas vermelhas em sua parte inferior. Isso ocorreu no dia 5 de janeiro, em torno das 4h. Será que o governo americano estava testando uma nova espécie de objeto voador? Será que os quatro policiais tiveram uma alucinação simultânea? Ou será que seres extraterrestres estavam sobrevoando o interior norte-americano, em uma missão de reconhecimento? 3 Ninguém sabe ainda a resposta. Mas ufólogos, isto é, "especialistas" na análise de incidentes envolvendo óvnis, estão superanimados. "Esse veículo certamente não é compatível com nenhum veículo que conhecemos", disse um deles. 4 Esse não é um caso isolado. A cada ano, milhares de pessoas afirmam ter visto alguma espécie de objeto misterioso nos céus. A maioria dessas histórias pode ser explicada de forma bastante convencional, como fenômenos atmosféricos raros, meteoros grandes que produzem efeitos ópticos intensos, como as bolas de fogo verdes (eu já vi algumas, realmente impressionantes), balões de altas altitudes, em geral alongados e prateados, satélites que reentram na atmosfera, causando bólidos de fogo visíveis a olho nu etc. Existem tantos satélites em órbita, que em torno de três reentram na atmosfera a cada dia! 5 Em outros casos, novos tipos de objetos voadores podem causar a confusão. Por exemplo, quando os bombardeiros B-2 (que.
Respostas
respondido por:
6
Resposta:
Letra C
Explicação:
respondido por:
4
Resposta:
letra c
Explicação:
A dúvida sobre a veracidade é exposta sobretudo nos parágrafos 4 e 5, em que Gleiser levanta hipóteses sobre a natureza dos objetos observados (óvnis), e 6, 7 e 8, nos quais ele oferece argumentos para refutar a visita de extraterrestres.
Nada no texto permite concluir que o autor acredita nas visitas dos extraterrestres (A), mas também ele não nega a possibilidade dessas visitas (B), deixando, no último parágrafo, em aberto a possibilidade de que existam (D). Toda a argumentação do autor é feita para contestar os relatos fantasiosos.
❤
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás