Leia o texto Prefiro a simplicidade (trecho) Carne-seca e macaxeira um cozido de capote água fria lá no pote melhor que da geladeira. No terreiro a poeira se espalha na imensidão de paz e de comunhão que não se vê na cidade. Prefiro a simplicidade das coisas lá do Sertão. Bodegas pra se comprar é o nosso supermercado que ainda vende fiado pois dá pra se confiar. Um caderno pra anotar não carece de cartão pois às vezes falta pão mas não falta honestidade. Prefiro a simplicidade das coisas lá do Sertão. BESSA, B. Poema Prefiro a simplicidade. O poema “Prefiro a simplicidade” de Bráulio Bessa reforça sua identidade sertaneja, dessa forma o que caracteriza linguisticamente essa identidade? (A) a escrita do “pra” ao invés do “para” denota a identidade do sertanejo. (B) a escolha lexical de palavras que fazem parte da identidade dos sertanejos. (C) as escolhas lexicais que são características da linguagem formal. (D) o emprego de palavras contrárias da região sertaneja. (E) o uso de expressões qualificadores das experiências de quem não é sertanejo.
Respostas
respondido por:
6
O que caracteriza linguisticamente a identidade sertaneja nesse poema é:
(B) a escolha lexical de palavras que fazem parte da identidade dos sertanejos.
Explicação:
No poema “Prefiro a simplicidade” de Bráulio Bessa, há várias palavras que pertencem ao dialeto sertanejo, como "carne-seca", "macaxeira", "cozido de capote", "bodegas".
É essa escolha lexical, ou seja, essa escolha de palavras que identifica a cultura sertaneja retratada no texto.
O uso de "pra" (em vez de "para") identifica a utilização de linguagem informal, que não é específica do sertanejo, já que essa linguagem está presente em outros grupos sociais.
paizinhafeitosadonas:
Não tem b não só tem a 1 e a 2 e é para responder ñ para marca preciso de uma ajuda mais útil BB
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás