Segundo R. Duthoy a polis grega era “uma comunidade micro-dimensional, juridicamente soberana e autônoma, de caráter agrário, dotada de um lugar central que lhe serve de centro político, social, administrativo e religioso, o qual é também, frequentemente, sua única aglomeração”. Assinale a alternativa correta sobre cidadania na polis grega:
Todos os cidadãos têm o direito de falar, suas vozes possuem o mesmo peso e tem a obrigação moral de falar francamente.
Ser cidadão significa possuir privilégios adquiridos por nascimento, sem obrigatoriedade em desempenhar uma ocupação ou participar da vida pública.
Todos os residentes da polis eram considerados cidadãos, incluindo mulheres, escravos e estrangeiros que se fixaram na polis.
O direito ao voto não cabia a todos os cidadãos, uma vez que a eleição dos governantes era restrita aos sacerdotes.
A noção de República grega se opunha às concepções de cidadania da polis, já que na República se baseava na teocracia.
Respostas
Resposta:
Todos os cidadãos têm o direito de falar, suas vozes possuem o mesmo peso e tem a obrigação moral de falar francamente.
Todos os cidadãos têm: o direito de falar (iségoria) todas as suas vozes pesam o mesmo peso (isopsephia) e todos têm a obrigação moral de falar francamente (parrhesia)
As características da Democracia Ateniense giram em torno do lógos (palavra) e da igualdade entre os cidadãos (A).
Na pólis grega, os cidadãos participavam das questões de interesse público nas ágoras e assembleias realizadas. Contudo, nem todos tinham voz política, como, por exemplo, as mulheres, os escravos e os estrangeiros.
Nesse sentido, os assuntos não ficavam destinados aos imperadores ou reis, mas ao povo grego.
A democracia ateniense se caracteriza pela visibilidade, pois os homens apareciam e falavam nas assembleias; pela palavra e pela isonomia, uma vez que todos os homens tinham direito a se expressar por meio da oratória e da retórica.
Link: brainly.com.br/tarefa/895138