Em sua História da cidadania no Brasil, José Murilo de Carvalho nomeia como “Marcha acelerada” o período que vai da Revolução de 1930 até o Golpe Militar de 1964. Assinale a alternativa que expressa o que, para esse autor, é mais característico desse período:
Ausência nacionalismo e populismo.
A participação dos militares no campo político.
A ampliação dos direitos políticos e a restrição dos direitos civis.
As revoltas populares, como a da vacina.
O avanço dos direitos sociais.
Respostas
Resposta:
O AVANÇO DOS DIREITOS SOCIAIS
Explicação:
O ano de 1930 foi um divisor de águas na história do país. A partir dessa data, houve aceleração das mudanças sociais e políticas, a história começou a andar mais rápido. No campo que aqui nos interessa, a mudança mais espetacular verificou-se no avanço dos direitos sociais.
Analisando fontes de pesquisa na linha do tempo entre 1930 até 1964 onde tivemos o golpe militar, a alternativa que melhor se apresenta como correta é a letra E. O avanço dos direitos sociais.
1930 foi o ano da Revolução política que aconteceu através de um movimento que depôs o Governo Federal e levou Getúlio Vargas a presidência do país e permaneceu em atividade por 15 anos.
A partir de 1930, Getúlio Vargas operou uma revolução que operava uma mudança decisiva no plano da política interna, afastando do poder do estado oligarquias tradicionais que representavam os interesses agrários-comerciais. Além disso, Getúlio Vargas adotou uma política industrializante, fazendo a substituição de mão-de-obra imigrante pela nacional.
Mais sobre este tema:
https://brainly.com.br/tarefa/12325756