O soro e a vacina são substâncias que agem como imunizadores do organismo. O que e incorreto dizer a respeito desses produtos?
Respostas
Resposta:
O soro é um agente de imunização passiva, onde imunoglobulinas são administradas ao paciente na intenção de fornecer imunidade rápida sem que seja necessário esperar pela atividade do sistema imune deste paciente. Um exemplo é o soro que foi muito utilizado em pacientes com SARS-COV-2019 ao longo da epidemia.
A vacina é um agente de imunização ativa, administrada de forma que o paciente possa desenvolver a própria resposta imunológica contra os patógenos cobertos pela vacina em questão. Algumas vacinas comuns incluem da gripe e sarampo, por exemplo.
É muito comum que hajam confusões a respeito da função e quando utilizar, mas é importante reforçar que:
O soro é utilizado quando o paciente já está adoecido ou sob risco imediato e precisa de imunidade com urgência. A imunidade conferida por esse soro atinge a proteção imediatamente, mas não é duradoura e vai sumir no curto prazo.
A vacina é usada no paciente são e sadio, a fim de prepara-lo e poupá-lo de uma doença antes que ele tenha contato com ela. A vacina leva tempo para atingir a sua proteção, mas essa proteção é duradoura por manter memória imunológica no paciente que produziu a própria imunidade frente à vacina.