O conceito de democracia racial forneceu uma nova chave interpretativa para a realidade brasileira, com o progressivo desaparecimento do discurso racista e preconceituoso, dando lugar a ideia de cultura como projeto nacional de valorização do povo brasileiro pela formação da nação que ultrapassou e fundiu os grupos raciais presentes em sua formação pelo nascimento de uma nação integrada, mesmo que heterogênea.
verdadeiro ou falso?
Respostas
Resposta:
Ao meu ver, é falso. Por que ?
Explicação:
A frase está em contradição com o significado de democracia racial, que segundo o Wikipédia é "Democracia racial é um conceito que nega a existência do racismo no Brasil".
Vale ressaltar também que embora a situação de hoje seja indiscutivelmente melhor do que no passado, o preconceito ainda é muito presente em diversas áreas. Um exemplo?
O preconceito linguístico que decreta um jeito certo de "falar", onde a fala culta é a certa e aquela que todas devem aprender.
Exemplo: O "uai" dos mineiros é sinônimo de caipira.
Resposta:
Explicação:
É tratada como um mito e ideologia por buscar exprimir a vigência de uma suposta democracia plena que se estenderia às pessoas e as raças, a despeito das desigualdades motivadas pelo racismo no país e por estruturas racistas culturais, sociais e políticas que privilegiam brasileiros brancos.