Respostas
Resposta:
Reforma agrária nos Estados Unidos
Nos Estados Unidos, o processo de reforma agrária ocorreu desde a sua fundação. Objetivou, naquela época, a organização o país sobre a pequena propriedade. Quando esse objetivo inicial foi alcançado, passou-se ao desenvolvimento dos latifúndios. Daí se vislumbrar que, após a guerra separatista, todo o território estava repartido equitativamente, inicialmente no norte do país, e logo depois no sul.
Reforma agrária no México
A reforma agrária no México teve como elemento preponderante o fato de que uma grande parte dos imóveis rurais estavam concentrados nas mãos de um número ínfimo de pessoas, componentes da população rural do país. Em outras palavras, o processo de reforma agrária mexicano visou desconstituir a supremacia das grandes propriedades, por meio de uma nova divisão do campo. O critério utilizado pelos mexicanos foi baseado no “ejido”, que é uma espécie de terreno comunitário e sem domínio definido, situado na entrada dos povoados, sendo destinado ao uso comum de todos os habitantes daquela localidade.
Reforma agrária na França
O processo de reforma agrária da França teve como marco inicial a Revolução Francesa de 1789. Antes de tal data, as terras do território francês estavam concentradas nas mãos de uma oligarquia dominante. A revolução teve como um de seus fins a questão agrária, ressaltando a idéia de ser o latifúndio um vício social, prejudicial aos interesses da maioria. Após os atos revolucionários principiados em 1789, as propriedades foram confiscadas do clero e da nobreza, sendo ulteriormente vendidas, aumentando, assim, consideravelmente o número de novos proprietários rurais.
Explicação: