Ensino de História no Contexto da Lei 11.645/2008: Desafios e Possibilidades de Trabalho
Desafio
A Lei n.º 11.645/2008 busca o reconhecimento da importância histórica, política, social e cultural dos povos africanos e indígenas na formação do nosso país. Se um povo não reconhece livremente a construção coletiva da sua história pautada na diversidade étnica, é necessário que se instituam leis que regulamentem e legitimem a história do Brasil.
A partir dessa lei, as escolas passaram a se organizar para incorporar, nos currículos ou nos conteúdos programáticos, as temáticas sobre história da África e dos africanos no Brasil, a luta dos negros, a cultura dos povos indígenas e negros e suas influências na construção da sociedade brasileira. Na atualidade também se podem contemplar outras realidades relacionadas a esse tema, que se referem às escolas indígenas e quilombolas.
Você, como professor(a), irá levar seus alunos do 4º ano do Ensino Fundamental para conhecerem outra turma de 4º ano de uma escola numa tribo indígena.
Como você prepararia seus alunos para se relacionarem com a outra turma? Que atividades poderiam ser desenvolvidas nesse encontro intercultural? Apresente um plano de aula para esta atividade.
Respostas
Resposta:
Em primeiro lugar pediria para os alunos fazerem uma pesquisa sobre os costumes indígenas, vestuário, comida .A importância do índio na nacionalidade brasileira.
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos percebam a importância da cultura indígenas ,preservado ao longo do tempo sua língua, seus modos e costumes , e como nós influenciamos no seu convívio. Eles devem ser capazes de compreender os impactos gerados por nós ,devido ao contatos do passado ou seja os aspectos positivos e negativos para todas as culturas envolvidas.
Explicação:
Resposta:
Padrão de resposta esperado
Plano de aula: Encontro intercultural.
Objetivo: Conhecer a cultura atual de uma tribo indígena para refletir sobre as mudanças ocorridas na contemporaneidade.
Objetivos específicos:
a) Discutir com a turma como viviam os índios no Brasil antes da chegada dos portugueses.
b) Estudar a tribo que será visitada antes do encontro, sua história, língua materna, religiosidade e cultura.
c) Refletir a lei que garante o funcionamento das escolas indígenas no Brasil.
Metodologia: A turma irá passar um dia com a tribo visitada para um encontro intercultural. Assistirão às apresentações preparadas pela tribo indígena, depois apresentarão uma atividade cultural da sua realidade. Em seguida terão um momento de aprendizagem com a tribo que ensinará como confeccionar um dos seus artesanatos. Depois dessa atividade, a turma também ensinará um dos seus conhecimentos sobre separação do lixo e reutilização do lixo seletivo para construções. O grupo terá um momento livre para conversar e fotografar. E, por último, um momento de trocas e confraternização com alimentos que representem as duas culturas que se encontraram durante esta atividade escolar.
Avaliação: Cada aluno deverá entregar um escrito para registrar como foi o dia do encontro intercultural. Depois, em sala de aula, todos contarão a percepção que tiveram.