Se nesse momento Vargas ainda demonstrava temores quanto ao curioso dos acontecimentos, nos meses seguintes o papel das jovens lideranças gaúchas e mineiras foi decisivo para o aprofundamento da opção da luta armada.
Fonte: FERREIRA, Marieta; PINTO, Susana. A crise dos anos 1920 e a Revolução de 1930. In: FERREIRA, Jorge; DELGADO, Lucilia. O Brasil Republicano: o tempo de liberalismo excludente. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011. v. 1, p. 406.
Assinale a alternativa que retrata corretamente o cenário político das eleições de 1930.
a)Em 1930 ocorreu uma grave crise política desrespeitando a política do Café com Leite com Júlio Prestes, um gaúcho, assumindo o poder.
b)Em 1930 Getúlio Vargas assume o poder em meio a uma guerra armada contra Júlio Prestes, motivo o qual foi impossível realizar as eleições.
c)O cenário político era conflituoso com as eleições entre Getúlio Vargas e Júlio Prestes, resultando na posse de Vargas em 1930.
d)Neste período era notável uma crise econômica, fato que não desestruturou a política e sua organização de revezamento no poder utilizada desde a República Velha, garantindo o governo as elites previamente selecionadas. Assim assumiu Getúlio Vargas.
e)O cenário político era de tranquilo uma vez que estava em vigor a política do Café com Leite, de forma que Getúlio Vargas assume a presidência pela lógica de alternância do poder.
Respostas
Resposta: a) As eleições de 1930 contaram com um candidato que não pertencia nem a São Paulo, nem a Minas Gerais, o gaúcho Getúlio Vargas. Concorreram a este pleito os candidatos Júlio Prestes, pelo Partido Republicano Paulista (PRP) e Getúlio Vargas, pela Aliança Liberal (AL). Essa época foi marcada pelo voto de cabresto, e uma pequena parte da população tinha direito ao voto, ficando excluídos mulheres e analfabetos.
b) A Revolução de 1930 foi uma revolta armada organizada pelas oligarquias de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraíba contra o governo vigente.
c)A Revolução de 1930 é considerada o acontecimento da história do período republicano brasileiro que pôs fim à chamada República Velha e, mais do que isso, foi o acontecimento que também deu fim às articulações políticas entre as oligarquias regionais do Brasil, que sobrepunham os seus interesses particulares aos interesses do Estado e da Nação como um todo.
d) República Velha é o período da história do nosso país que se estendeu de 1889 a 1930.
e) No transcurso da década de 1920, o republicanismo oligárquico e a política do "café-com-leite" que expressava o poder político das oligarquias cafeicultoras entraram em crise. ...
Explicação:
espero ter ajudado :)
Resposta:
letra a).........
Explicação:
espero ter ajudando bons estudos .......