Respostas
Resposta:
Como os vícios posturais ocorrem?
Permanecer por períodos longos na mesma posição, seja sentado ou em pé e permanecer nessa mesma posição de forma relaxada sem manter o alinhamento da coluna e o correto posicionamento dos pés, são algumas das principais características dos vícios posturais.
É assim que a coluna e outras partes do nosso corpo recebem sobrecarga de peso e dessa forma, a musculatura tende a se flexionar, reduzindo a circulação sanguínea dos tecidos e comprimindo articulações, discos e ligamentos.
A partir daí começam a surgir as dores e demais sintomas que, muitas vezes, levam a perda de produtividade, muito cansaço e desânimo, além das doenças que vão sendo desencadeadas se não houver o tratamento adequado.
Como evitar os vícios posturais?
Esse é um problema que, apesar de ser muito comum, pode ser evitado de uma forma bastante simples.
No trabalho, durante os estudos ou em qualquer outra situação que possa levar a uma má postura recorrente, deve-se adotar o hábito de realizar alongamentos durante aquela atividade.
É importante também observar a postura do dia a dia e utilizar mobiliário ergonômico, entre eles, cadeiras, mouse pad, mouse e pranchas de apoio para os pés (para quem trabalha muito tempo sentado).