A membrana plasmática apresenta um importante papel para a proteção, delimitação e na realização de transportes.
A) Sobre esse assunto indique os principais elementos constituintes da membrana plasmática.
B) Cite e explique como o Glicocálix é capaz de realizar a proteção mecânica celular, reconhecimento celular e inibição por contato.
Respostas
Resposta:
Segue resposta
Explicação:
A) Os principais componentes da membrana plasmática são os lipídios (fosfolipídios e colesterol), as proteínas e os grupos de carboidratos que estão anexados a alguns lipídios e proteínas.
B) Entre as funções do glicocálix estão:
Proteção mecânica e contra agressões químicas e físicas. Por exemplo, o glicocálix das células da mucosa intestinal fazem a proteção contra os efeitos das enzimas digestivas.
O glicocálix confere um microambiente específico para a célula. Por constituir uma espécie de malha que envolve as células, ele retêm substâncias que possam alterar condições naturais de acidez e salinidade.
Um exemplo é o glicocálix das células dos rins, que atua como um filtro, selecionando as substâncias que entram na célula.
Reconhecimento celular, as células iguais apresentam a mesma composição no glicocálix, o que permite que se reconheçam. Isso também favorece a adesão entre as células.
Os oligossacarídeos (união de dois a dez monossacarídeos) presentes no glicocálix das hemáceas determinam os grupos sanguíneos do sistema ABO.