O lançamento oblíquo ocorre quando um objeto inicia seu movimento com uma velocidade que possui componente tanto horizontal quanto vertical. Nesse tipo de lançamento, o objeto executa dois movimentos simultâneos, ao mesmo tempo em que executa um movimento na vertical, subindo e descendo, também se desloca horizontalmente.
O lançamento de fogos de artifícios pode ser um exemplo de movimento oblíquo. Considere fogos lançados com uma velocidade inicial de 30 m/s, formando um ângulo de 60º com o solo, em um local onde o efeito do ar é desprezível e onde a aceleração da gravidade vale g = 9,8 m/s² .
Marque a alternativa correta sobre o tempo de subida desses fogos de artifício.
Escolha uma:
a.
2,7 s.
b.
1,9 s.
c.
5,3 s.
d.
0,8 s.
e.
3,2 s.
Respostas
Resposta:
2,65 s. Não sei se cometi algum equivoco, não bateu com as respostas.
Um fogo de artifício lançado com um ângulo de 60º com o solo a uma velocidade inicial de 30m/s tem um tempo de subida de aproximadamente 2,7s, alternativa A.
Movimento Oblíquo
Resolução de exercícios envolvendo o movimento oblíquo envolve tratar cada eixo (vertical e horizontal) de forma independente.
No ponto mais alto da trajetória, a velocidade na vertical (eixo Y) será igual a zero. Portanto, o tempo de subida é o tempo para o corpo ir da velocidade inicial até zero, sendo desacelerado pela ação da gravidade.
A velocidade inicial no eixo Y é igual:
Usando-se da fórmula da velocidade no movimento uniformemente variado, consegue-se calcular o tempo para a subida, em que a velocidade final é zero. Como na subida, aceleração e velocidade tem sentidos opostos, a aceleração será negativa.
Portanto, o fogo de artifício leva 2.7s para chegar ao ponto mais alto da trajetória.
Você pode aprender mais sobre movimento oblíquo em:
- https://brainly.com.br/tarefa/19555691
#SPJ2