A sociologia produzida a partir da segunda metade do século XX(1950), é denominada de : *
a)Bio sociologia
b)Sociologia Natural.
c)Sociologia Antiga
d)Sociologia Clássica
e)Sociologia Contemporânea
Respostas
Resposta:
E. Sociologia Contemporânea.
Explicação:
O século XX e as duas primeiras décadas do século XXI apresentaram profundas e intensas transformações no modo de viver em sociedade: fronteiras e alianças entre países se alteram; as grandes potências tentam manter sua posição dominante; muitos povos e nações clamam por paz e justiça; avanços tecnológicos surpreendem; a quantidade e a variedade de informações aumentam; artistas e ativistas buscam ser ouvidos, vistos ou lidos. As estruturas familiares se diversificam; instituições tradicionais da política ora ganham, ora perdem credibilidade; a economia se torna mundialmente interligada. Regimes políticos entram em colapso; mobilizações sociais convergem e divergem sobre problemas e soluções para os problemas de seu tempo. Estamos imersos em mudanças que afetam nossos hábitos, costumes, modo de pensar, estilo de vida, visão do mundo, forma de organizar a vida coletiva. As mudanças sociais resultam de fatores culturais, políticos, econômicos, religiosos que intervêm nas diversas dimensões da sociedade, dando-lhe outro sentido.
Ao analisarmos tantas e tão aceleradas mudanças, poderemos perceber o que é “ser contemporâneo”. Ser contemporâneo é “estar no mundo”, no presente, participar do “aqui e agora” e, de certo modo, captar os anseios do nosso tempo.
MORIN, Edgar. O método 5: a humanidade da humanidade. 3ª ed. Porto Alegre: Sulina, 2005. p. 51-52.
FONTE: Felipe Rocha/Arquivo da editora
Resposta:
Explicação:O século XX e as duas primeiras décadas do século XXI apresentaram profundas e intensas transformações no modo de viver em sociedade: fronteiras e alianças entre países se alteram; as grandes potências tentam manter sua posição dominante; muitos povos e nações clamam por paz e justiça; avanços tecnológicos surpreendem; a quantidade e a variedade de informações aumentam; artistas e ativistas buscam ser ouvidos, vistos ou lidos. As estruturas familiares se diversificam; instituições tradicionais da política ora ganham, ora perdem credibilidade; a economia se torna mundialmente interligada. Regimes políticos entram em colapso; mobilizações sociais convergem e divergem sobre problemas e soluções para os problemas de seu tempo.