"Nas situações que demandam investigação, como crimes e acidentes, as testemunhas desempenham papel fundamental, uma vez que as informações capazes de elucidar o caso provêm de suas memórias. Estas informações fornecem as pistas centrais para os investigadores e podem servir como prova no processo judicial (PRESCOTT; MI-LNE; CLARK, 2011). De acordo com Lopes Jr. e Di Gesu (2007), a prova é o meio de que se valem os envolvidos para comprovarem a veracidade dos fatos, evidenciarem o que realmente aconteceu. Provavelmente, pelo dever de se embasar na verdadeira realidade dos fatos para atingir e garantir a justiça, o Direito tem, cada vez mais, recorrido à Psicologia. Os atores jurídicos, crescentemente, têm percebido a necessidade em conhecer mais sobre as variáveis psicológicas que afetam a capacidade do ser humano de representar mentalmente e relatar a realidade. Uma das áreas, especificamente, da aproximação entre Direito e Psicologia denomina-se Psicologia do Testemunho, que no Brasil ainda é pouco estudada e discutida, mas que em muitos outros países já vem sendo pesquisada sistematicamente há quase 40 anos.É importante que as declarações das testemunhas sejam tão completas quanto confiáveis para tornarem-se, de fato, provas válidas e ajudarem a prevenir erros judiciais. Nesse sentido, há um inimigo implacável: o tempo. A quantidade de tempo transcorrido do evento até o depoimento, bem como a exposição a diversas informações nesse ínterim, são questões problemáticas, pois afetam, inevitavelmente, a memória das testemunhas sobre o evento em questão (SKAGERBERG; WRIGHT, 2008)."
PINTO, Luciano Haussen; STEIN, Lilian Milnitsky. Nova ferramenta de entrevista investigativa na coleta de testemunhos: a versão brasileira da Self-Administered Interview©. Revista Brasileira de Segurança Pública, v. 11, n. 1, 2017.
Com relação aos aspectos estudados de mitos e hábitos prejudiciais, referentes às Técnicas de Entrevistas, marque a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:
Saber realizar uma boa entrevista é algo natural do indivíduo, algo que não pode ser ensinado ou aprendido.
Alternativa 2:
A Entrevista só é importante quando há crime, não sendo necessário sua utilização no dia a dia do Gestor de Segurança Privada.
Alternativa 3:
Entrevista é uma relação humana, por isso é fundamental a proximidade do Entrevistador com a fonte, não apenas a intermediação.
Alternativa 4:
Entrevista é um mero compilado de perguntas e respostas nas quais os fatores subjetivos são completamente evasivos e desnecessários.
Alternativa 5:
O Entrevistador visando obter o máximo de veracidade deve anotar absolutamente tudo relatado pelo Entrevistado, sendo a transcrição o elemento de maior importância na Entrevista.
Respostas
respondido por:
4
Resposta:
Alternativa 4
Explicação:
Fui eliminando as outras alternativas por lógica...
respondido por:
0
Resposta:
alternativa 5
Explicação:
fiquei em duvida entre a 4 e a 5.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás