Questão 02- Quais os motivos que fizeram surgir e o slackline?
_
_
_
03- Para o praticante de slackline, quais habilidades são exigidas dele?
_
_
_
Questão 04- Qual material é utilizado no slackline?
_
_
_
Respostas
Benefícios
O slackline está dividido em dois exercícios: De movimento- Andar sob a corda ou arriscar uma nova manobra; Estáticos- sentar, tentar uma nova posição, levantar um pé etc. A região abdominal e os braços são exigidos em todo tempo de treino pois trabalham de forma contínua. Como não é um esporte de alto impacto, as articulações são mais preservadas (HUBER, KLEINDL; 2010).
Segundo Portela em 2011, um treino de slackline em média consome de 400 a 700 calorias. Também é notado em praticantes um fortalecimento imediato da musculatura como um todo, em especial a musculatura interna dos membros inferiores e reforço nas articulações do tornozelo e joelho. Dentre os benefícios oferecidos pelo slackline destacam-se:
Equilíbrio: A configuração do sistema de equilíbrio do indivíduo no slackline é dada pela combinação dos pontos de ancoragem da fita, dos pontos de apoio do indivíduo sobre a fita e do centro de massa alinhados pela força da gravidade (KELLER; 2012). Além disso, a elasticidade da fita solicita reconfigurações posturais constantes com o uso de braços e pernas para manter a estabilidade (HUBER; KLEINDL, 2010). Durante a execução no slackline há uma relação direta entre a dinâmica corporal e a dinâmica externa proporcionada pela fita que se move em resposta à aplicação de forças e ao desequilíbrio do corpo. Há um atraso natural na resposta motora devido ao tempo de processamento da informação pelo sistema nervoso, e a adaptação da correta quantidade de força aplicada para estabilização e controle motor sobre a fita (PAOLETTI; MAHADEVAN, 2012). Nesse esporte corpo e mente articulam-se como unidade inseparável conscientizando sobre os limites e criando alternativas para superá-los. Um estudo feito por MAHAFFLEY em 2009 demonstra que uma das tarefas mais importantes do sistema do controle postural humano é o equilíbrio do corpo sobre a pequena base de apoio fornecida pelos pés. Os resultados desse estudo apontam correlação entre a variação da área de deslocamento do centro de gravidade e o centro de pressão. No slackline isso indica que o controle sobre o ponto de apoio dos pés na fita influencia fortemente a obtenção do equilíbrio na fita (SEGAL; 2006).
Concentração: A concentração é importantíssima no slackline, pois sem ela o praticamente não consegue permanecer em cima da fita (KELLER; 2012). Devido ao esporte exigir muito equilíbrio do corpo, automaticamente a concentração é trabalhada. Se a mente não estiver focada na postura corporal o praticamente cai da fita (PAOLETTI, MAHADEVAN; 2012). O equilíbrio emocional também é estimulado através da dedicação, tentativas, quedas e repetições, reforçando a autoestima e encorajamento quanto ao medo e vergonha, fatores estes que podem afastar o indivíduo do esporte. (MAHAFFLEY; 2009)
Psicológicos: A prática do slackline estimula as capacidades cognitivas, como o desenvolvimento do raciocínio lógico além de exercitar a capacidade de planejamento e aprimorar competências como a atenção, disciplina e determinação (PORTELA, 2011). Segundo HEIFRICH et al. 2012, os benefícios mentais são semelhantes aos oferecidos no yoga, trabalhando calma e concentração de forma gradativa e continua.