1. Como Edgar Morin compreende que os educadores precisam refletir sobre a natureza do conhecimento a ser trabalhado pela escola?
Respostas
Edgar Morin, sociólogo e filósofo da ciência, ele acredita que se concebe a sociedade como o entrelaçamento de um sistema de cultura e um sistema social. Esses dois sistemas são institucionalizados em uma estrutura que dá grande estabilidade à sociedade.
Segundo Edgar Morin, para compreender o mundo, devemos associar os principais antagonistas da ordem e da desordem, acrescentando o da organização. Morin se opõe à complexidade organizada. A ideia de complexidade desorganizada vem do segundo princípio da termodinâmica e suas consequências (entropia sempre crescente). A complexidade organizada, por outro lado, significa que os próprios sistemas são complexos, uma vez que lê as suposições da organização ou produtos de complexidade. Haveria uma relação entre a complexidade do desorganizado e a complexidade do organizado.
Edgar Morin foi um precursor e um importante divulgador no que diz respeito aos conceitos de organização, sistema e complexidade. Mas, em sua obra, a problemática da complexidade torna-se tão vasta e abrangente que invade todos os horizontes e se confunde. A complexidade é um conceito filosófico essencial, mas seu uso deve permanecer preciso para ter alguma credibilidade. E esse ideal era aplicado em suas teorias sobre educação.
https://brainly.com.br/tarefa/4504314
Resposta:
Ele crê que é necessária uma mudança por parte dos educadores, pois é preciso valorizar a bagagem de vida que o aluno traz.
Explicação: