Gregor Mendel realizou experimentos com abelhas e com diversas espécies vegetais, contudo escolheu as ervilhas para desenvolver seus estudos sobre hereditariedade e foi criterioso com cada etapa: da escolha das sementes à análise dos resultados. Analise as proposições abaixo e identifique aquelas que contribuíram para o sucesso dos trabalhos de Mendel. I- As ervilhas se reproduzem rápido, facilitando o estudo de várias gerações; II- As ervilhas se reproduzem por fecundação cruzada, de modo que é impossível determinar a paternidade; III- Mendel escolheu características sem estados intermediários; IV- Em um de seus experimentos, Mendel cruzou ervilhas puras para sementes amarelas com ervilhas puras para sementes verdes; V- Mendel utilizou análises estatísticas para explicar os resultados obtidos em seus estudos; VI- Mendel determinou como dominante, o estado que desaparecia na F1 de um cruzamento entre plantas puras.
A) I-II-III-IV e VI
B) III-IV e V
C) III, V e VI
D) I-IV-V e VI
E) I-III-IV e V
Respostas
Considerando o sucesso dos trabalhos de Mendel, temos que a afirmativa correta é a letra: E) I-III-IV e V.
A escolha das ervilhas por Mendel ocorreu pela facilidade e rapidez de reprodução das mesmas (afirmativa I está correta). A reprodução das ervilhas é por fecundação cruzada, o que possibilita a determinação da paternidade (afirmativa II está incorreta).
As características que foram escolhidas por Mendel não foram intermediárias (afirmativa III está correta). No primeiro experimento de Mendel, foi feito o cruzamento de ervilhas puras para sementes amarelas com ervilhas puras para sementes verdes (afirmativa IV está correta).
A análise estatística utilizada por Mendel auxiliou na explicação de seu experimento (afirmativa V está correta). No seu experimento, Mendel percebeu que a cor amarela é dominante e aparecia na F1, já a verde era recessiva (afirmativa VI está correta).
Bons estudos!