II. Em relação ao mercantilismo, sistema que foi se tornando cada vez mais importante dentro dos Estados absolutistas da Europa Atlântica, é correto afirmar que:
01. a interferência estatal não só era aceita pelos comerciantes que tinham o apoio institucional como também era incentivada por eles, já que favorecia a produção e a exportação de mercadorias.
02. O apoio governamental era fundamental para que a produção interna de seus produtos se tornasse mais competitiva no mercado externo.
04. O protecionismo alfandegário, ou seja, as altas taxas às importações, eram praticadas, contudo o Estado não interferia na produção nacional.
08. a ideia de circulação das moedas para uma maior dinamização da economia e fortalecimento do comércio era incentivada pelo Estado.
16. O Estado incentivava o crescimento demográfico pois, um grande aumento na população significaria maior oferta de mão-de-obra e, portanto, de salários mais baixos.
32. A intervenção do estado na economia objetiva garantir o acúmulo de capitais, através da exploração colonial viabilizando por consequência, a obtenção de resultados favoráveis na balança de comércio.
64. o principal aspecto dessa doutrina era a adoção de ações planejadas para fomentar a industrialização da economia.
A soma correta é:
Respostas
A soma das alternativas corretas é: 51 (01+02+16+32).
O mercantilismo foi uma corrente econômica que vigorou durante a Idade Moderna no Ocidente e era centrada em pilares como: o colonialismo, o sistema plantation, a balança comercial favorável, protecionismo alfandegário e a valorização de metais preciosos.
Os países desejavam aumentar suas riquezas a partir da colonização e exploração de recursos naturais (sobretudo metais preciosos) nas colônias. Por isso, o sistema de plantation, onde a agricultura era voltada totalmente para exportação, com mão-de-obra escrava era incentivada.
Além disso, era importante manter a balança comercial favorável, ou seja, as exportações de um país deveria ser maior que as importações.
Espero ter ajudado, bons estudos!