Respostas
O tsunami é provocado por sismos, erupções vulcânicas, detonações de artefatos nucleares no mar e outros eventos acima ou abaixo da água.
As ondas de um tsunami resultam-se de um grande deslocamento de água. Ele ocorre com maior frequência no Oceano Pacífico e pode atingir uma altura de trinta metros.
Os tsunamis já deixaram centenas de pessoas mortas ou feridas, além de milhares de desabrigados. Isso porque as ondas podem chegar até a região costeira com uma velocidade de aproximadamente 700km.
Algumas cidades possuem sistemas de sirenes que informam a população sobre a aproximação de ondas gigantes. Ao ouvir esses alertas, a população deve correr para os locais mais altos da cidade e pôr em prática o plano de evacuação estabelecido pelas autoridades da região.
Há vários motivos que podem provocar a formação dessas gigantes ondas oceânicas, mas o principal deles está relacionado ao encontro entre duas placas tectônicas. Esse tipo de atividade pode provocar abalos sísmicos, resultantes da liberação de energia acumulada nos pontos de contato entre elas.
Quando essa junção acontece no oceano é gerado um aumento das águas, que se agitam e são capazes de gerar fortes ondas. Quanto maior a força desse encontro, maior pode ser a velocidade do tsunami, ocasionando efeitos catastróficos nas áreas costeiras.
Já no oceano atlântico não há ocorrência desse tipo de fenômeno, pois ele não está sobre placas tectônicas instáveis.
Espero ter ajudado :) ( Se tiver ficado muito grande ,éh só fazer um resumo cm as partes mais importantes)