• Matéria: Biologia
  • Autor: anaemiriam5127
  • Perguntado 3 anos atrás

- qual a diferença entre aterro sanitário e um lixão? quais os gases liberados nesses locais e como pode ser minimizados os impactos ambientais causado pela emissão desses gases?.

Respostas

respondido por: nataliaferreira2012
0

Resposta:

Os aterros sanitários são obras projetadas para o descarte seguro do lixo urbano. Porém nos lixões, o chorume resultante da decomposição da matéria orgânica penetra o solo, contaminando-o.

Nos lixões a céu aberto, o metano e o gás carbônico são liberados para a atmosfera, poluindo o meio ambiente, pois são gases do efeito estufa, além de poderem provocar explosões e mau cheiro.

O gás gerado nos aterros sanitários geralmente é tratado através da queima direta em flares para que o metano contido nele possa ser transformado em dióxido de carbono que, embora também seja nocivo para a camada de ozônio, possui um potencial poluidor várias vezes menor que o do metano.

Entre as medidas necessárias para mitigar os impactos provocados pela destinação incorreta de resíduos, segundo o Sindicato Nacional das Empresas de Limpeza Urbana (Selurb), destacam-se o fim dos lixões ainda existentes no Brasil e a construção de aterros sanitários capazes de realizar a gestão ambientalmente correta

Perguntas similares