No último século, para dar conta de problemas complexos, os quais possuem muitas variáveis, surgiu a sistematização do raciocínio de Design. O design nos ajuda a sistematizar um coletivo e um conjunto de muito grande de variáveis que definem restrições a solução e é o que mais nos deparamos na área da educação, onde há um pluriverso de complexidades presentes numa sala de aula. A visão moderna há muito tempo não dá conta de explicar essa complexidade. Para ela o problema é simples, abstrato, o qual igual para todos os professores, na relação com o todos os seus alunos, o que não é verdade. Todos os professores e alunos são diferentes e a solução precisa ser criada pelo professor. Portanto, capacidade de ser design é uma capacidade que precisa ser desenvolvida no professor. Há uma corrente pós-moderna que traz alguns princípios sobre essa visão de mundo e de como resolver problemas utilizando o design. Fonte do texto acima: https://drive.google.com/file/d/165jUdNbptfPF3HyG5JPR5qjZ52vmh2vX/view ✅
Considerando a FONTE do texto acima, assinale a alternativa INCORRETA:
A etnografia digital requer atenção a formas alternativas de comunicação. Por exemplo, ser professor é ser flexível e ter uma visão ortodoxa do mundo, onde a sua visão de mundo ou é cartesiana, ou é construtivista ou é pós moderna.
A etnografia digital envolve prática reflexiva: a cada aula dada e a cada interação com os alunos deve haver reflexão e uma análise contínua do processo. O processo de desenvolvimento da humanidade é um contínuo de transformações
A tecnologia não é o centro do processo, ela é apenas uma estrutura híbrida que se espalha no tempo e no espaço. Por exemplo, uma aula não começa a partir do momento em que o professor entra em sala e sim quando ele inicia o processo de planejamento da aula. Desse modo, o digital é descentralizado em etnografia digital.
Um dos princípios como forma de resolver problemas utilizando o design numa visão pós moderna é a multiplicidades de pontos de vista e a multiplicidade de maneiras de como o digital acontece. No nosso cotidiano, o digital é ao mesmo tempo ferramenta, objeto, meio, empecilho e amplificador cultural.
A etnografia digital é um evento aberto: a aula não se delimita no espaço. Todos os fenômenos inerentes a uma aula como plano de aula, avaliação, aluno, sala, etc são fenômenos abertos que fluem entre si. Portanto, não basta apenas se apropriar das tecnologias, e sim, ser capaz de atualizar nossa visão de mundo, ou seja, a complexidade do mundo atual não consegue ser representada pelas categorias que herdamos de uma visão modernista.
Respostas
Resposta:
A etnografia digital requer atenção a formas alternativas de comunicação. Por exemplo, ser professor é ser flexível e ter uma visão ortodoxa do mundo, onde a sua visão de mundo ou é cartesiana, ou é construtivista ou é pós moderna.
Explicação:
A etnologia parte do estudo dos fatos e documentos analisados pela etnografia, ou seja, ela utiliza a antropologia cultural e social para uma comparação entre as diferentes culturas e seus grupos. A alternativa A é a que melhor apresenta o sentido da etnografia digital. Os pesquisadores utilizam da etnografia digital para analisar como os indivíduos utilizam os canais digitais.
Vale notar que a etnografia virtual/ etnografia digital se apresenta a partir das pesquisas que utilizadas de forma online se adaptam aos métodos etnográficos, baseado na interação social tendo as tecnologias como base para essa pesquisa.
Mais sobre este tema:
https://brainly.com.br/tarefa/20679233