"OBS: RESPONDA SOMENTE SE FOR COLOCAR UMA RESPOSTA CERTA, E NÂO RESPOSTAS SEM SENTIDO SOMENTE PARA OBTER OS PONTOS!"
Análise de texto (20 pt.)
Na França, até o século XVI, o Parlamento tinha funções puramente judiciárias. Desse período em diante, ele tendeu progressivamente a conquistar espaço político, obstruindo a autoridade real. Luís XIV teve êxito em dominá-lo; mas após sua morte, em 1715, o Parlamento teve seus direitos restabelecidos, e sua oposição ao poder real acirrou-se no decorrer do século XVIII.
O documento a seguir situa-se num momento agitado da querela opondo o Parlamento ao poder real. Trata-se do processo verbal de um discurso do rei Luís XV, pronunciado então na lit de justice da sessão do Parlamento de Paris em 3 de março de 1766, sessão conhecida como “da flagelação”.
“É somente na minha pessoa que reside o poder soberano... é somente de mim que os meus tribunais recebem a sua existência e a sua autoridade; a plenitude desta autoridade, que eles não exercem senão em meu nome, permanece sempre em mim voltado; é unicamente a mim que pertence o poder legislativo, sem dependência e sem partilha; é somente por minha autoridade que os funcionários dos meus tribunais procedem, não à formação, mas ao registro, à publicação, à execução da lei, que lhes é permitido advertir-me o que é do dever de todos os úteis conselheiros: toda a ordem pública emana de mim, e os direitos e interesses da nação, de que se pretende ousar fazer um corpo separado do monarca, estão necessariamente unidos com os meus e repousam nas minhas mãos.”
(Resposta do rei ao Parlamento de Paris, 1766. In: MARQUES, Adhemar e outros. História moderna através de textos. São Paulo: Contexto, 2008. p. 58).
Observe os questionamentos a seguir:
1. Quais elementos do absolutismo estão presentes no discurso do rei? Exemplifique.
2. O que levou o rei a reafirmar os fundamentos de seu poder real?
3. Que relação o discurso estabelece entre a figura do rei e a nação?
De acordo com o texto, desenvolva uma análise sobre o absolutismo contendo explicações que contemplem os questionamentos propostos:
Respostas
respondido por:
7
Resposta:
1- O reconhecimento do poder em sua própria pessoa, assim como também a autoridade. Exemplo: “É somente na minha pessoa que reside o poder soberano...”
2- O rei precisava reafirmar os seus poderes, pois o parlamento queria conquistar espaço político e obstruir a sua autoridade.
3- Relação de dependência da nação à pessoa do rei, ao seu poder. Toda a ordem pública emana do rei, os direitos e interesses da nação estão unidos com os seus interesses e repousam em suas mãos.
Explicação:
Espero ter ajudado!
juniorfernandesvieir:
Ajudou,muito obrigado!
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás