A camada de enlace se divide em duas subcamadas. Uma delas tem como função o controle de acesso ao meio, que gerencia o acesso ao meio de transmissão. Quando duas ou mais máquinas estão compartilhando o mesmo meio físico é necessário um protocolo que venha disciplinar esse acesso.
O protocolo Carrier Sense Multiple Access (CSMA), ou Acesso Múltiplo Sensível à Portadora, é um dos protocolos existentes para controle de acesso ao meio. Para esse protocolo existem quatro variantes.
Com relação ao texto acima e às variantes do protocolo CSMA, avalie as afirmativas abaixo.
I. CSMA persistente1: primeiro observa, depois transmite (por isso o algarismo 1). Há uma verificação do canal pelo nó que vai transmitir e só transmite se estiver livre.
II. CSMA não persistente: o protocolo só autoriza a transmissão se o canal estiver livre.
III. CSMA/CD: com detecção de colisão, há a observação do canal e faz a transmissão, mas se ocorrer colisão a origem faz toda a retransmissão.
IV. CSMA/CA com prevenção de colisão: a primeira transmissão é importante, pois depois dela há a observação do canal pelo protocolo, que só faz a transmissão em tempos predeterminados pela rede e, por isso, as colisões não ocorrem.
É correto o que se afirmar em:
Escolha uma:
a. II, III e IV, apenas.
b. I e II, apenas.
c. I, apenas. Incorreto
d. I, II, III e IV.
e. I, II e IV, apenas.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
a. II, III e IV, apenas.
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás