Pillotto (2001, p. 13) destaca outros aspectos importantes da arte incluída no currículo escolar e que podem nos ajudar a compreender o entorno dialogando com diferentes signos e sentidos. Dessa forma: "saber desvelar o que na arte está contido, experimentando o ato de ler, decodificar a gramática visual, corporal e sonora, transpô-la para o mundo real e imagético é acima de tudo compreender os signos do mundo presente. É também aprender arte e na arte, apropriando-se tanto dos aspectos cognitivos como dos sensíveis."
✅ Considerando o texto acima, assinale a alternativa INCORRETA quanto às opções de modalidade correspondentes ao Ensino Híbrido.
No trabalho pedagógico com as crianças, podemos afirmar que é possível tratar de conceitos, apresentar artistas, fazer leitura de imagens e ter a produção de trabalhos artísticos, pois as crianças possuem seu senso estético em desenvolvimento. Assim, quanto mais se estimula uma criança a se descobrir nessa vertente, mais ela conceitua as atividades artísticas em seu cotidiano.
Nas vivências com as crianças em se tratando das artes contemporâneas, somos convidados a sentir, participar, modificar, deixar-nos envolver. E as crianças agem naturalmente dessa forma, são sinestésicas a todo o momento. Por isso as possibilidades de experimentação tornam-se tão ricas, sendo preciso estimulá-las. É necessário dar lugar à imprevisibilidade, às possibilidades de diversas interpretações e realizações.
A sensibilidade estética se traduz em observar apenas os aspectos naturais, a pintura, as cores,os traços, as nuances do perfil estético de cada atividade deve ser incorporado aos currículos em disciplinas específicas.
Numa visão pós-crítica, é possível compreender o aprendizado da e sobre a arte como forma de ampliar repertórios a partir de nossas experiências artísticas, estéticas e culturais.
Dos direitos à aprendizagem na BNCC(2018) há dois relacionados à Arte: Explorar - movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura [...]. Expressar - como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens. (2018, p. 36)
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
Explicação:
tukabob:
Não tem resposta...
respondido por:
3
Resposta:
Resposta correta: A sensibilidade estética se traduz em observar apenas os aspectos naturais, a pintura, as cores, os traços, as nuances do perfil estético de cada atividade deve ser incorporado aos currículos em disciplinas específicas.
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás