Retome Não escreva no livro 1) Explique a relação existente entre o Bloqueio Continental e a vinda da familia real portuguesa para o Brasil . 2. Apesar de dom loão permitir a instalação de industrias no Brasil a partir de 1808, elas não se desenvolveram Identifique por que isso ocorreu. 3) Cite as causas e os objetivos da Revolução Pernambucana de 1817. 4) Compare as lutas de independência na América espanhola e na América portuguesa. 5. Aindependência do Brasil beneficiou igualmente todas as camadas da sociedade brasileira? Explique. 6. Observe atentamente a charge abaixo, reflita sobre a resposta que a mãe deu ao menino e responda as questões VIVA A INDEPENDÊNCIA O QUE É ISSO. MAE DEVE SER UM NOVO PRODUTO INGLÊS ( Charge de Miguel Paiva 1982 Fonte Acervo do cartunista a) Em 1822. o Brasil conquistou a independência política de Portugal , mas outras formas de dependência foram mantidas. De que maneira isso se deu? b) Explique a ironia da charge.
️⚠️️⚠️️⚠️️⚠️️⚠️️⚠️️⚠️️⚠️️⚠️️⚠️️⚠️️⚠️️⚠️️⚠️️⚠️️⚠️️⚠️️
Respostas
Resposta:
1) O Bloqueio Continental deixou Portugal em situação delicada por "esmagar" o comércio marítimo português entre Inglaterra e França, o Brasil era uma saída estratégica pois não estava na declaração do Bloqueio e poderia ser feito comércio com qualquer nação da colônia.
2) As indústrias não se desenvolveram pois o Brasil não tinha infraestrutura e nem dinheiro nos cofres públicos para ajudar as empresas,
3) A revolução defendia a república, manutenção da escravidão, fim da cobrança de impostos, liberdade de credo e de expressão.
4) As lutas podem ser comparadas nas lutas sociais de rua em rua e movimentos contra a monarquia e serem colônias de exploração.
5) Não, beneficiou apenas algumas camadas da sociedade.
6) a)Portugal não aceitava perder uma de suas colônias mais importantes e com farta exploração de matéria -prima, dando independência apenas de algumas formas.
b) A ironia se dá pela Inglaterra despejar aos montes diversos produtos não vendidos e que davam prejuízo por estar vivendo a revolução industrial
Explicação: