Leia um trecho do romance policial “Atemporal”, de Poliana Nogueira, e responda o que se pede. Uma criminosa “Na quarta-feira, dia 23 de outubro, segundo dia de prazo que dei ao Melo Scott, recebo um bilhete pedin- do que eu vá até o consultório dele às 18h, para buscar o projeto original. A princípio, fico com medo, mas como ele marcou no seu ambiente de trabalho, caso seja necessário pedirei socorro aos seus clientes. O dia da minha volta já está se aproximando e tudo corre bem. Francisco vai reproduzir a música do Pato Fu na flauta e Melo Scott devolverá o projeto original, poupando Antônio de refazer todo o trabalho. Poderei voltar tranquila para 2019. Chego em frente ao casarão da Rua Espírito Santo pontualmente, às seis horas da tarde. Abro o portão e subo as escadas até a recepção. A secretária não está em sua mesa, calculo que esteja dando algum suporte no consultório. Vou à antessala e não gosto de não encontrar nenhum cliente aguardando para ser atendido, contava com eles para me socorrerem em caso de um possível ataque. Sento no con- fortável sofá e aguardo. Após alguns minutos de espera, resolvo bater na porta da sala do Melo Scott. Ao encostar na porta, ela se abre. - Doutor Melo! - chamo. Como não obtenho resposta, termino de abrir a porta e vejo que a sala está vazia.
Próxima à mesa há uma porta à esquerda, provavelmente a do banheiro. Vou até ela para ver se en-
contro o médico, mas não é preciso bater. Eu o encontro estirado ao chão, atrás da mesa, com o corpo
ensanguentado. Grito por socorro, mas não aparece ninguém para ajudar. Pelo estado do corpo, parece
estar morto. Nervosa, encosto minha orelha próxima à boca do cadáver para ter a certeza de que não
está respirando e vejo furos em seu peito, parecidos com golpes de facão. Não restam dúvidas, ele foi
assassinado. Ouço um barulho no jardim. Da janela, vejo policiais armados subindo a escada. Por medo
de ser incriminada e por não ter documentos de identificação, resolvo fugir. Corro até a antessala e sigo
por um corredor que sai na cozinha. Há uma porta de vidro com a chave na maçaneta. Abro a porta que
dá para os fundos da casa e vou até o muro”.
1 - Há um acontecimento retratado neste trecho que nos faz identificar que se trata de uma parte de um
romance policial. Que acontecimento é esse? Por que podemos relacionar o texto ao gênero romance
policial? Justifique sua resposta.
2 - O que difere um romance policial de um romance comum? Quais as principais características deste
gênero?
3 - Retome a leitura do texto e responda: por que Helena não presta socorro ao Dr. Melo Scott e prefere
fugir do local do crime?
Respostas
Resposta:
Espero que ajude
Explicação:
PET 4 DE PORTUGUÊS- SEMANA 1
1-O acontecimento é o assassinato do médico ''Melo Scott''. Podemos relacionar este texto a um romance policial, pois houve um crime e até então não se sabe a identidade do criminoso, o que com certeza será descoberto com o decorrer da história.
2- O romance é uma narrativa longa com vários personagens, conflitos, tempo e espaço; já o romance policial apresenta essas mesmas características, porém possui um sujeito-criminoso e um sujeito-detetive que participam de uma trama misteriosa e criminosa, na qual instiga o leitor a levantar diversas suspeitas.
3- Por ela não possuir documentos de identificação (já que ela viajou no tempo) e por medo de ser incriminada.
01. O acontecimento retratado que nos faz identificar que o texto se trata de um romance policial é o fato do corpo do Doutor Melo ser encontrado no chão, ensanguentado, indicando que a ocorrência de um crime.
Podemos relacionar o texto ao gênero romance policial porque nele é descrito um crime que precisa ser investigado e desvendado.
02. O romance policial tratam-se de um gênero literário que se difere do romance comum pela existência de um crime, que é investigado visando que o malfeitor seja revelado.
03. Helena não presta socorro ao Dr. Melo Scott e prefere fugir do local do crime por medo de ser incriminada e por não possui documentos de identificação,.
Veja também:
- https://brainly.com.br/tarefa/49356597
Bons estudos!