Respostas
Resposta:
O idoso precisa ser respeitado como indivíduo e em suas particularidades, que muitas vezes é vítima de desrespeito, negligência, omissão, ou mesmo violência física e/ou psicológica.
O Estatuto do Idoso garante seus direitos, mas, apesar de estar em vigor desde 2004, algumas pessoas não atentam a essa lei, além disso, há quem simplesmente não se dê conta do respeito que os mais velhos merecem.
O respeito ao idoso no dia a dia do cuidado inclui a lembrança constante de que o corpo é da pessoa assistida, e esta deve assentir que manipulada. Cada procedimento das atividades de vida diárias do idoso deve priorizar seu conforto e bem-estar físico e psicológico.
Nossa maior luta é quebrar o preconceito para que a sociedade, especialmente a família, entenda que o idoso não é um peso que deva ser suportado, e sim alguém dotado de dignidade e que ainda tem muito a oferecer.
A sociedade necessita acordar para a questão do envelhecimento e entender que tudo na vida não passa de fases onde todos estaremos em alguma em determinado momento da vida.
Espero ter ajudado!